Catequese deve levar a ser discípulo-missionário de Jesus Cristo



Catequese deve levar a ser discípulo-missionário de Jesus Cristo, diz cardeal Hummes
em 09/10/2009

A 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC) contou, nesta sexta-feira, 9, com a presença do prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes que, além de presidir a missa, fez uma conferência sobre o seguimento de Jesus. O cardeal insistiu em que à catequese cabe a tarefa de tornar as pessoas discípulas e missionárias de Jesus Cristo.

“Ser discípulo e missionário faz parte da nossa substancia de cristãos”, disse dom Cláudio. “A catequese deve levar o catequizando a encantar-se com Jesus”.

Para o cardeal, a evangelização vem primeiro que a catequese, mas ambas se complementam. “Hoje não é possível mais separar evangelização e catequese. A catequese também tem que fazer evangelização, dar o primeiro anúncio. Deve levar os catequizandos a fazerem o encontro pessoal com Jesus Cristo. A criança é capaz de fazer a experiência de que Deus a ama”, acentuou.

Segundo dom Claudio, a catequese deve levar o catequizando a fazer em primeiro lugar a experiência de Jesus Cristo. “Depois vem o resto, a doutrina, a relação com os irmãos, com os pobres. Só mesmo enraizados em Jesus Cristo é que nosso amor aos pobres pode perdurar”, disse.

Desafios

Dom Cláudio apontou alguns desafios à catequese. Em primeiro lugar, ele questionou sobre os conteúdos dados na catequese e chamou a atenção para o Catecismo da Igreja Católica e para o uso da memória na catequese. “Não podemos deixar a memória de lado na catequese”, disse.

Outro desafio apontado pelo prefeito da Congregação para o Clero foi exatamente em relação aos padres. “A relação dos párocos com a catequese precisa ser sempre trabalhada”, acentuou. Além disso, considerou como desafios o envolvimento dos pais na catequese de seus filhos e o entrosamento da catequese com a liturgia.

O cardeal encerrou sua conferência com um grande elogio aos catequistas. “Vocês [catequistas] são grandes instrumentos do serviço que a Igreja presta ao mundo”, disse. Em seguida, dom Cláudio se reuniu com os bispos que participam da 3ª SBC.

A 3ª SBC começou na terça-feira, 6, e prossegue até domingo, 11, em Itaici (SP). Nesta sexta-feira, vários assessores aprofundam o tema do discipulado e do seguimento de Jesus. Segundo a organização, todo o conteúdo deverá ser publicado na coleção Estudos da CNBB. Ao final do evento, uma carta será aprovada e enviada às comunidades cristãs.

do site www.cnbb.org.br

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *