Mesa do pão (A) - Iniciação à eucaristia 1 - livro do catequista
Pe. Leomar Brustolin
Editora: PAULINAS - LIVROS
Formato: (16,0 x 23,0)
Detalhe:
É uma síntese do Antigo Testamento. As crianças aprendem as noções básicas sobre Deus e Jesus Cristo e conhecem as principais orações cristãs. Há o planejamento da caminhada com o grupo de catequistas. Aborda a história da salvação, desde a criação do mundo até os profetas com a promessa do Salvador. Após tratar de algumas passagens da vida e morte de Jesus, apresenta se a Ressurreição. Baseando se na passagem de Emaús, fala às crianças sobre as Escrituras do Antigo Testamento, mostrando como elas apontam para Jesus. A família será convidada a refletir a Palavra nas atividades e encontros preparados para ser feitos em casa. A comunidade estará envolvida no acolhimento das celebrações previstas para fortalecer os vínculos comunitários da catequese
Para mais informações:
Fone: (54) 3221.2564 | E-mail: secretaria@catedraldecaxias.org.br


A Leitura Orante da Bíblia

Uma antiga prática vem sendo muito estimulada atualmente: trata-se da Leitura Orante da Bíblia, uma leitura meditada e orante da Sagrada Escritura. O objetivo dessa prática é o encontro com o Senhor. Foi Guigo II quem construiu um sistema (como uma escada) de quatro passos ( com degraus. Esses passos são:

1) lectio (leitura),

2) meditatio(meditação),

3) oratio (oração) e

4) contemplatio (contemplação).

Como traduzir essa prática na catequese? Eis algumas sugestões amadurecidas na prática de diversos grupos:

a. Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar! É importante acalmar a mente e o coração para começar;

b. Prepara-se o texto bíblico. Preferencialmente textos curtos (narrações ou parábolas);

c. Inicia-se com uma oração ao Espírito Santo (pode ser cantada);

d. Lectio: ler com calma e atentamente o texto da Bíblia. Reler o texto para entender o que o texto diz. Imaginar as pessoas, o lugar, as coisas (“entrar” na cena). Reconstruir o texto com o grupo.

e. Meditatio: meditar, procurando ver o que a Palavra de Deus tem a nos dizer, atualizando o texto e ligando-o com a vida.

f. Oratio: rezar, interiorizando o que o texto nos leva a dizer a Deus. Falar com o próprio Deus (ouvir, agradecer).

g. Contemplatio: contemplar o mistério de Deus na nossa história e buscar compromissos para viver a Palavra de Deus. Prestar atenção ao mistério e ver qual palavra ou frase mais tocou a vida (memorizá-la ou escrevê-la).

Na catequese com Leitura Orante da Bíblia, o momento da leitura da Palavra é de fundamental importância. Por isso, é muito significativo que se tenha a preocupação de criar um ambiente favorável ao clima de oração. Lembremos que a leitura da Palavra nessa hora deve ser acima de tudo “orante”. Para isso, é importante que se proceda de uma forma “ritual”, isto é, procurando conferir solenidade ao que se vai fazer. Solenizando a leitura da Palavra no encontro da catequese, o catequizando vai compreendendo e familiarizando-se com o espírito celebrativo da Igreja, a importância e o significado dos gestos, da postura, dos cantos, dos símbolos, das cores, enfim, tudo o que faz parte da liturgia da Igreja.


A minha intenção é colocar todo o material que consegui do Padre Leomar, mas como tem muita coisa vou colocando aos poucos para não ficar cansativo, embora eu mesma não canse de ler.

CATEQUESE E LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Durante muitos anos pensava-se que os conteúdos da catequese restringiam-se à doutrina, e, por isso, ficavam fixos nos catecismos. Com o Concílio Vaticano II despertou-se o interesse pela Palavra de Deus. A Bíblia tornou-se o livro fundamental da catequese.

Contudo, muitas pessoas dizem que não entendem o que está escrito na Bíblia. Acham os textos difíceis e por isso quase não os lêem. Outros nem sabem procurar uma citação bíblica no livro sagrado. A catequese deve possibilitar esse acesso direto à Palavra de Deus, seja localizando os textos, seja estimulando a leitura atenta, seja celebrando a Palavra na Liturgia ou interpretando, com a Igreja, a sua mensagem.

A Bíblia na Catequese

Dentro da Bíblia, a catequese deve mostrar ao catequizando o centro que é o Evangelho. Deve-se buscar, então, conhecer a espinha dorsal de toda a Escritura, que é o desejo de Deus de amar e salvar a humanidade – por isso ele se comunica conosco ao longo dos tempos, faz aliança e manda seu próprio Filho para revelar seu imenso amor por todos nós. No contato com a Sagrada Escritura o catequizando busca ver o que Deus revela ao ser humano de hoje. Trata-se de atualizar e expressar o significado da fé para os dias atuais. Como outrora aos discípulos, hoje também Deus quer consolar, anunciar, denunciar, animar e devolver a vida: ele quer salvar.

É também tarefa da catequese introduzir a um estilo de vida orante, de encontro diário com o Senhor, na oração, na leitura, escuta e meditação da Palavra de Deus, na leitura orante da Bíblia. Sem oração não há conversão, não há mudança de vida, não há opção radical por Jesus Cristo. Sem oração não há encontro com Ele. O seguidor de Jesus precisa ser alguém orante, que vive de forma orante. A oração é o alimento da sua vida.

Quando a catequese é limitada ao estudo ou a simples reflexão doutrinal e não inicia a pessoa na vida de oração, ela se revela estéril, não produz o fruto esperado. A vivência cristã só é verdadeira e profunda quando movida pela oração, pelo cultivo de uma espiritualidade que se revela em cada gesto do dia-a-dia.


O Encontrão de Catequistas teve como tema: Catequese com Leitura Orante da Bíblia, cujo palestrante Pe. Leomar Brustolin veio, através das Livrarias Paulinas, divulgar seus livros. A partir de hoje divulgarei o material disponibilizado pelo padre.

UMA CATEQUESE AO REDOR DA MESA E DA PALAVRA

A coleção “Catequese com Leitura Orante da Bíblia” é
composta de quatro etapas: duas, em preparação à Eucaristia e mais duas para a Crisma. O texto foi elaborado para crianças e jovens.

O primeiro livro, “A Mesa da Palavra”, foi pensado para crianças de 8 a 10 anos que iniciam a catequese em preparação à Primeira Comunhão Eucarística.
O segundo livro, “Mesa do Pão”, foi elaborado para crianças de 9 a 12 anos que
estão no segundo ano de catequese para a Comunhão Eucarística.

A utilização destes textos depende da realidade catequética das comunidades e podem ser utilizados, também, de forma independente.

Cada etapa contém dois livros: um para o catequista e outro para o catequizando.
Como todo subsídio, é apenas uma ferramenta que precisa ser usada com criatividade e liberdade. É um caminho a ser trilhado por quem deseja unir a Palavra de Deus ao cotidiano da vida na catequese.

Os textos são apresentados na metodologia da Leitura Orante da Bíblia, onde se
pretende um aprofundamento da Palavra que seja capaz de transformar a vida dos catequistas e dos catequizandos porque, diante da mesa da Palavra, todos são discípulos.

Cada etapa supõe um amplo envolvimento no processo de catequese. Catequistas e catequizandos meditam a Palavra nos encontros ao redor da mesa. A família será convidada a refletir a Palavra nas atividades e encontros preparados para serem feitos em casa.

A comunidade estará envolvida no acolhimento das celebrações previstas para fortalecer os vínculos comunitários da catequese. No livro do catequista há roteiros para os encontros, as celebrações, as reuniões de família e o planejamento da caminhada com o grupo de catequistas. No livro dos catequizandos, estão os textos para os encontros de catequese e o roteiro para as reuniões de família.

A coleção “Catequese com Leitura Orante da Bíblia” tem seu diferencial na utilização da
mesa da Palavra e de uma mesa maior que reúne ao seu redor os catequizandos para
refletir a mensagem cristã.
A coleção “Catequese com Leitura Orante” segue o estilo catecumenal e nasceu da
experiência de catequistas que atuaram nas quatro etapas da catequese (Inicial, Eucaristia,
Perseverança e Crisma) na Paróquia Santa Teresa (Catedral Diocesana de Caxias do Sul) e
na Comunidade da Ressurreição do Bairro Mariani em Caxias do Sul. Da relação entre
teoria e prática, amadureceram os livros da coleção. Várias mãos e corações construíram o
texto. Uma equipe formada por catequistas, biblistas, liturgistas e teólogos se envolveu
nesse mutirão.
Este trabalho foi feito com amor de discípulos e missionários na ótica do Documento
de Aparecida, do Diretório Nacional da Catequese e da caminhada da Igreja no Brasil.
Pe. Leomar Brustolin


No sábado 23 do corrente aconteceu no Centro Dom Vital na Várzea, (antiga sede da AOR) um Encontrão de todos os Catequistas de nossa Arquidiocese aberto a todos que quisessem participar.

O tema desenvolvido pelo Pe Leomar Brustolin, de modo seguro, simples e agradável, encantou e enriqueceu a todos nós que lá estivemos.

Um novo método surge para nossos Encontros Catequéticos, tendo como veículo a Leitura Orante da Bíblia.

Parabéns ao Pe. Leomar, ao Frei Evilásio, Coordenador da Catequese em nossa Arquidiocese, e a todos nós que participamos deste Encontrão.

(Pompéa-coordenadora da Catequese do Setor Centro-Residencial-Vicariato Recife Norte)

O Encontrão foi maravilhoso. Aprendemos bastante sobre a Leitura Orante e como utilizá-la na Catequese com Crianças.

É preciso valorizar a Palavra de Deus, solenizar sua leitura e celebrar sua mensagem.

Fica a saudade do Pe. Leomar e a vontade de começar um novo método de catequizar.

(Tereza Diniz-catequista na Paróquia de Casa Forte)

Ontem, dia 26/07/2011 foi o grande dia. Começou o Curso Catecismo da Igreja Católica. A 1ª Turma teve aula das 09h às 10h da manhã. Não perca, inscreva-se agora mesmo e participe do Curso online... é gratuito!!!! E os que se matricularam e fizerem os exercícios semanais, receberão o certificado em sua casa ao finalizar o curso!!!

É a sua grande chance, as matrículas irão se finalizar dia 31/07/2011, clique aqui e inscreva-se já! É gratuito!

Como funcionará:

Para assistir as aulas você deverá acessar o site www.comdeus.org.br nos horários disponíveis em nosso formulário de matrícula, veja as opções aqui.

Lembramos ainda algumas informações importantes:

  • O curso será disponibilizado pela internet e utilizrá o http://twitcam.livestream.com/ para transmitir e interagir no chat. Portanto, para entrar e participar do chat ao vivo, é importante que você tenha uma conta no twitter. Para se cadastrar no twitter é muito simples, pois hoje já existe a versão em português e é totalmente gratuito. Passos para criar uma conta no twitter:

  1. Acesse: http://www.twitter.com/

  2. Em seguida do seu lado direito você poderá se cadastrar : "Novo no twitter? Inscreva-se hoje!"

  3. Bastará preencher Nome completo / e-mail / e criar uma senha e continuar os passos o próprio site te indicar.

  4. Caso ainda não tenha conseguido criar a sua conta, pesquise no youtube. Achamos um vídeo que explica os passos de como criar sua conta http://www.youtube.com/watch?v=Hghvvy3lOUA&feature=related . Porém, a tela do twitter desse rapaz ainda estava em inglês. Hoje em dia se você acessar o site http://www.twitter.com/ a tela está com as informações em português, facilitando pra você.

  • O professor será o Fundador Antonio Ribeiro de Castro, que é também professor de teologia no Instituto Teológico João XXIII.

  • Você terá a oportunidade de assistir a aula no horário que você escolheu, ou caso perca a aula no dia e hora escolhido, você terá a oportunidade de assistí-la nos outros horários disponíveis que serão:


- MANHÃ: Nas terças-feiras das 09 às 10h.

- TARDE: Nas quartas-feiras das 15 às 16h.

- NOITE: Nas quartas-feiras das 19 às 20h.

- NOITE: Nas quintas-feiras das 19 às 20h.

  • As aulas também serão gravadas e se você desejar poderá adquirir os Dvd's de cada aula na livraria online www.livrariacomdeus.com.br . Desta forma estará contribuindo para que essa obra de evangelização cresça e continue dando frutos, além de ter em suas mãos um conteúdo muito rico para partilhar com seus amigos e familiares;

  • O participante deverá responder o questionário que estará disponibilizado no site a cada aula, assim confirmará também a sua presença. Após responder o questinário receberá ainda por e-mail a avaliação de seu aproveitamento e ao final do curso receberá um certificado de conclusão da 1ª parte do catecismo;

  • O questionário de avaliação será semanal, sendo assim, deverá ser respondido enquanto estiver disponível. O prazo para responder o mesmo será de 5 dias;

  • Será muito importante que cada participante tenha em mãos caderno e caneta para anotações e o principal documento "Catecismo da Igreja Católica", caso você ainda não tenha, compre o seu aqui .

  • Sugerimos também que você convide seus amigos e familiares para participarem do curso junto com você, pois, desta forma ficará mais dinâmico e poderá com a partilha ter um melhor aproveitamento.

Pedimos ainda que continuem a divulgar essa novidade aos seus amigos, pois, somente os que se matricularem até o dia 31/07/2011 e responderem aos exercícios semanais receberão ao fim do curso o certificado.



Importante: O curso será uma vez por semana, com duração de 1hora por aula.

Destalhes do curso:

Após o Concílio Vaticano II, nosso Santo Padre lançou este documento, que se tornou um dos mais importantes da Igreja. Desde a criação do Centro de Formação, este é um dos cursos mais procurados e notamos que, mesmo as pessoas que trabalham nas pastorais e movimentos, têm amadurecido muito a sua fé.

Objetivo: Expor na íntegra a doutrina católica, um caminho plenamente seguro para apresentar o anúncio ao cristão, com renovado fervor. Os alunos terão neste curso uma ajuda sólida, com o qual poderão comunicar, na Igreja local, o único e perpétuo depósito de fé.

Conteúdo do curso:

Constituição Apostólica "Fidei Depositum"

I A vida do homem - Conhecer e amar a Deus
II "Transmitir a fé" - a catequese
III O objetivo e os destinatários deste Catecismo
IV A estrutura deste catecismo
V Indicações práticas para o uso deste Catecismo
VI As adaptações necessárias.

1ª Parte: A profissão da fé

Primeira seção "Eu creio - Nós cremos"
Capítulo I: O Homem é "capaz" de Deus
Capítulo II: Deus vem ao encontro do Homem
Capítulo III: A resposta do homem a Deus
Segunda seção "A profissão da Fé Cristã"
Capítulo I: Creio em Deus Pai
Capítulo II: Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus
Capítulo III: Creio no Espírito Santo

Hoje, 26 de Julho, Dia dos Avós, acontecerá a Procissão de Santana pelas ruas do bairro de Casa Forte.
Sairá da Capela de Santana que fica na Rua Olegarinha da Cunha (próximo ao IBAMA), às 16:00 e se encerrará com uma Missa celebrada pelo Padre Josenildo Tavares.


Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias.

Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.

No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação.

Maria, ao nascer no dia 8 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.

A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.




Toda nossa comunidade reunida ao redor do altar
Vem pedir ao Deus Bendito: bom pastor vem nos guiar!

Refrão:
Bem vindo Dom Fernando nosso bispo, bom pastor.
Profeta da unidade, missionário do Senhor!(bis)

Tua presença nos anima, nossa fé vem confirmar.
Assim como Jesus Cristo, bom pastor vem nos guiar!

Como Igreja peregrina caminhamos sem parar
Rumo a terra prometida, bom pastor vem nos guiar!

Ao Deus Uno e Trino demos honra, glória e louvação.
Tua visita fortalece nossa Igreja em Missão.


Esta é a letra da música, composta por Aderson Viana, com que foi recebido Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, na comunidade de Santana, em Casa Forte, ontem (22/07), quando celebrou a missa no 5º dia do Novenário à Santana, às 19h, na Capela de Santana.
A comunidade estava radiante de felicidade por esta presença tão ilustre. A pequena capela estava lotada.
Obrigada, Dom Fernando, por nos trazer esta alegria!

Curso Catecismo da Igreja Católica - Gratuito OnLine

Nossa Comunidade tem a missão de evangelizar pela formação. E é com grande alegria que nosso Instituto de Teologia João XXIII iniciará um curso da 1ª parte do documento Catecismo da Igreja Católica, totalmente gratuito pela internet. Uma novidade que irá transformar a sua vida!

Início do curso será ainda esse mês! Não perca essa chance, matricule-se já é gratuito!!!


http://www.comdeus.org.br/

Este é o tema do Encontrão de Catequistas que acontecerá no dia 23 de julho de 2011, no Centro Pastoral Arquidiocesano, na Várzea, das 08:30 às 17:00h, com o padre Leomar Antonio Brustolin.

O Padre Leomar atua como Professor e Coordenador do mestrado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escritor, autor de 17 livros e tem artigos publicados em diversos periódicos científicos, revistas e jornais.

Objetivo

Aprofundar a metodologia da catequese como iniciação cristã apresentada na Coleção Catequese com Leitura Orante das Paulinas.

Público-alvo

Catequistas e candidatos à catequistas de todas as etapas ( o método pode ser usado também com adultos e pré-catequese)

Na 3ª Expo-Rio Catequese, que acontecerá no dia 16 de julho, no Rio de Janeiro, nossa querida amiga catequista Sheila, do blog http://semeandocatequese.blogspot.com/, estará apresentando o trabalho dos Catequistas Virtuais.

É uma excelente iniciativa, pois o nosso Papa Bento XVI disse para os bispos: “O povo precisa de catecismo. Utilizem todos os meios de comunicação possíveis para transmitir a Palavra de Deus.”

Vamos colaborar e também ajudar a divulgar essa bela ideia.

Do que ela precisa?

Que cada um mande, em uma folha apenas, tamanho A4, alguma coisa relacionada ao seu blog, dizendo por exemplo: quando e por que criou o blog, qual seu nome, paróquia, cidade/estado, idade, ou um testemunho relacionado à evangelização pela internet para que ela possa montar um painel para expor na tenda.

Visite o blog dela e deixe seu comentário!


Festa de Nossa Senhora do Carmo começa nesta terça-feira
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Com o tema “O Recife é todo vosso, nossa mãe e padroeira”, a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital pernambucana e da província eclesiástica de Pernambuco, começa nesta terça-feira (5). A expectativa dos organizadores é de que mais de 5 mil fieis participem da festividade por dia. O evento religioso promoverá missas, adorações, recitações do terço, confissões, pregações e novenas. As celebrações acontecerão dentro e na frente da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, até o próximo dia 16 de julho.

Entre as novidades da festa deste ano está a antecipação em um dia do início do evento. O objetivo é que, com a celebração da missa de abertura ao meio-dia desta terça, mais pessoas possam participar. Após a missa acontecerá o hasteamento da Bandeira da Padroeira. Outra novidade é o término da festa com a benção do Santíssimo Sacramento, no dia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho.

Segundo o Frei Rosivaldo Torres, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a festa é um momento de união. "Queremos com a festa reforçar a aliança de fé do povo com a mãe de Jesus, que é o centro da fé cristã", disse.

No encerramento da festa, a programação das missas começarão às 4h. O ponto alto será a missa campal, celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Em seguida, às 16h, começa a procissão pelas ruas do Recife com a imagem de Nossa Senhora.

Confira a programação completa:

Dia 05 - Terça-feira
12h – Santa Missa presidida pelo Reitor da Basílica. Após a missa, hasteamento da Bandeira da Padroeira

Dia 06 - Quarta -feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa, com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida Solene da Imagem da Padroeira
19h – Início do Novenário

Dia 07 - Quinta -feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa, com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida Solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 08 - Sexta -feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa, com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida Solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 09 - Sábado
7h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do terço
18h50 – Acolhida Solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 10 - Domingo
7h – Santa Missa
10h – Santa Missa
15h30 – Santa Missa
18h50 – Acolhida Solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 11 - Segunda-feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa com bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 12 - Terça-feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (adoração)
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 13 - Quarta-feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 14 - Quinta-feira
7h, 8h e 10h – Santa Missa
12h – Santa Missa com Bênção e consagração do Escapulário
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida solene da Imagem da Padroeira
19h – Início da Novena

Dia 15 - Sexta-feira (Vésperas solenes)
7h, 8h e 10h – Santa Missa no Claustro do Convento
12h – Abertura das Indulgências e ofício Akatistos
14h30 – Hora Santa (Adoração)
15h30 – Santa Missa
18h – Recitação do Terço
18h50 – Acolhida solene da Imagem da Padroeira
19h – Início das Vésperas Solenes

Dia 16 - Sábado (Dia de Nossa Senhora do Carmo)
Solene comemoração da santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo
Missas: 4h, 5h, 6h30, 8h, 10h, 12h e 13h30; 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h e 13h missas no Claustro e às 15h última missa no Pátio do Carmo
8h – Missa presidida por Frei Rosivaldo Torres, O. Carm., reitor da Basílica
do Carmo, e animada pelo Coral Vozes de Maria (são 100 vozes de vários corais)
10h – Missa Solene presidida por Dom Fernando José Monteiro Guimarães (Bispo da Diocese de Garanhuns - PE) e animada pelo Coral do Carmo do Recife
15h – Missa campal presidida por Dom Antônio Fernando Saburido (Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife).
16h30 – Tradicional Procissão com a Imagem da Excelsa Padroeira do Recife encerrando com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *