Catequese AOR: Jubileu nos Vicariatos: A arquidiocese de Olinda e Recife estabeleceu, junto com os vigários episcopais, um lugar em cada uma das oito regiões episcopais p...

Catequese AOR: Ano Santo da Misericórdia: No dia 8 de dezembro de   2015, festividade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco abriu a Porta Santa na Basílica de São Pedro...


"Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará” (Marcos 10, 15)


Hoje em dia muitas famílias já não oram mais juntas, e sempre surge a dúvida: quem deve ensinar as crianças a rezar? A família ou o catequista?

A criança precisa conhecer os elementos básicos da Fé em seus primeiros anos de vida, e nada melhor do que os pais, que são as pessoas mais próximas neste tempo para ensinar. Aquilo que se aprende no início da vida, nunca se esquece.

O primeiro passo é orar com a criança, um verso simples e curto, para que se desperte o desejo de rezar. Um exemplo fácil e muito utilizado é a música “Mãezinha do Céu”:

Mãezinha do céu, eu não sei rezar
Eu só sei dizer quero te amar
Azul é seu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu.

Mãezinha do céu, mãe do puro amor
Jesus é seu filho
Eu também o sou.

Mãezinha do céu vou te consagrar
A minha inocência, guarda-a sem cessar
Azul é teu manto, branco é seu véu
Mãezinha eu quero te ver lá no céu.

É importante ter cuidado com o que se deixa entrar em casa, como revistas e livros com conteúdos impróprios, alguns programas de televisão, músicas, etc. Não é difícil encontrar produtos, infantis inclusive, que podem auxiliar na evangelização das crianças ainda em seus primeiros passos, como Bíblia infantil, rosário para crianças, DVDs com desenhos bíblicos, programas de TV e músicas católicas, imagens de santos como criança, e diversos produtos que podem aproximar a criança da igreja.

O exemplo sempre será melhor forma de ensinar, a criança geralmente imita o pai e a mãe, portanto a oração diária, algumas músicas, o sinal da cruz, ir à missa aos domingos fará com que a criança aprenda rapidamente e essa experiência ficará gravada como algo bom, uma rotina da vida familiar.
Deve-se lembrar que ensinar é diferente de obrigar. O fato de ser obrigado a fazer algo naturalmente gera um desconforto. A criança forçada a orar pode se revoltar contra a igreja e não ter interesse nenhum em se aprofundar nos ensinamentos de Deus. No tempo dela, ela terá vontade de conhecer e aprender as orações e de acompanhar a família à missa.

O catequista ensina o essencial da Fé, e é importante sua participação na vida da criança durante o catecismo. O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã”.

Além de passar as regras e a doutrina, o catequista tem a missão de promover o encontro pessoal do catequizando com Jesus. Para isso, a criança precisa ter o desejo de Deus, a vontade de estar próxima a igreja e participar do catecismo. A missão de despertar esse desejo, de iniciar essa aproximação é da família, principalmente dos pais. Como é sua participação nos grupos da comunidade? Quando participa da Santa Missa? Quais são os momentos de oração em família? Quais músicas costuma ouvir? Essas respostas o ajudarão a avaliar sua contribuição na evangelização de seus filhos.

“Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham.” (São Mateus 19, 14)

 http://pt.aleteia.org/2016/05/12/como-ensinar-as-criancas-a-rezar/

No dia 18/06 aconteceu a Festa de São João da Catequese da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Matriz de Casa Forte.

No início da festa as crianças tiveram um momento de oração e ouviram da catequista Milena explicações sobre a vida dos Santos Juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Depois responderam as perguntas e ganharam brindes pelas respostas corretas.

Teve comidas típicas, pescaria, jogo das argolas, boca do matuto e uma quadrilha improvisada com a participação dos catequistas, pais e catequizandos.

 Foi uma belíssima festa!
















Para completar o arrasta-pé do dia 18, tivemos também a Festa de São João da Catequese do Poço da Panela. Igreja de Nossa senhora da Saúde.
Foi uma tarde de brincadeiras, comidas típicas e muita animação.



Kit da Misericórdia

Olá Povo de Deus!
Mais da metade do Ano Santo, já se passou...

Façamos um exame de consciência.

Como temos vivido esse Jubileu da Misericórdia?
Ficarmos depressivos porque entes queridos já partiram desta vida não é atitude de cristão, muito menos de católicos!

Católicos conscientes de seu papel no mundo, está aproveitando este tempo para levar para o céu os entes que dizemos que amamos tanto.  Amar não é discurso... amar é ação!!!

Amemos com atitudes!

Cinco Atitudes Para Manifestar a Misericórdia
1. Evangelizar - Dar testemunho de Jesus e sua misericórdia em nossas vidas
2. Perdoar - O Amor de Jesus é o Oásis da Misericórdia
3. Peregrinar - Demonstrando nossa conversão
4. Não julgar, não condenar - Esse papel não é nosso!
5. Ser misericordioso como o Pai - As obras de misericórdia devem ser praticadas sem interesse.

Que tal fazer uns Kits da Misericórdia, deixar na sua bolsa e distribuir a estranhos?  Uma agradável forma de evangelizar.
Podem ser distribuídos também em reuniões diversas.
É bem simples, imprima a imagem, recorte, dobre e grampeie em um saquinho de balas como se fosse o rótulo.  Eu sugiro as balinhas em forma de coração.

Espero que tenham gostado!
Paz de Cristo!!!
http://www.catequesenanet.com.br/2016/07/kit-da-misericordia.html?showComment=1468083367526#c6621115988358707709

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *