CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 07

Leitura Bíblica: Lc 19,41-44

Olhando como o Evangelho de Lucas está organizado em 7 partes, vamos estudar agora as partes V, VI e VII. Vamos conferir o esquema da Lição nº 05.

1. Jesus agora chega à Jerusalém, à cidade para onde caminhava. Ao ver a cidade, Jesus chora (19,41). Este é um ato profundamente humano e comovente. Mas por que Jesus chora ao ver Jerusalém? Com certeza, porque a ama profundamente. Como todo o povo, Jesus tem um carinho especial por esta cidade. Tinha ido em peregrinação ao Templo tantas e tantas vezes.

2. Mas o choro de Jesus não se explica só pelo amor. Não é a pura emoção de ver a cidade querida que o faz derramar lágrimas. Mas é, sobretudo, a realidade triste desta cidade que lhe aperta o coração. Fechada sobre si mesma, Jerusalém parece incapaz de converter-se. Explora os pobres através do Templo. Sente-se dona da religião. Rejeita e mata os que não se adaptam a ela. É uma cidade na qual impera a lógica do poder. Uma cidade que aloja os opositores do Reino de Deus. (Do livro da CNBB - Hoje a Salvação entrou nesta casa)

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *