Resumo dos livros da Bíblia - Pentateuco

Encontrei no blog Quem me segurou foi Deus um resumo dos livros da Bíblia e achei muito interessante. Por isso resolvi postá-lo aqui também. Espero que apreciem.

O Pentateuco – é o nome dado aos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e constituem a Lei de Moisés ou Torá.
O livro do Gênesis – narra as origens do homem e do mundo criados por Deus, e apresenta-nos a maravilhosa história dos Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó. A mensagem deste livro é importantíssima. Entre outras coisas traz a revelação de Deus sobre os seguinte pontos:
1 – Deus é o Criador do mundo e do homem.
2 – Deus é distinto do universo; quer dizer, não existe o Panteísmo que defende que Deus e o mundo são a mesma coisa; e o mundo seria apenas uma ¨emanação de Deus¨.
3 – O mundo é bom.
4 – O mundo criado manifesta a glória e a paz de Deus.
5 – O homem foi criado da terra, mas foi animado de um espírito de vida (alma)
imortal, criado e dado por Deus.
6 – O homem foi criado para viver na amizade de Deus.
7 – O homem foi criado livre.
8 – A harmonia primitiva foi destruída pelo pecado da desobediência a Deus. O homem tem a vã esperança de ser Deus (pecado original).
9 – O homem foi excluído do Paraíso.
10 – Deus faz a Promessa de Redenção da humanidade através da Mulher.
11 – O homem foi dominado pelo pecado e o mal se generaliza: Caím, Torre de Babel, Sodoma e Gomorra, etc…
12 – Deus faz uma primeira aliança com o homem através de Noé.
13 – Deus continua a aliança com Abraão, Isac e Jacó.
O livro do Êxodo – narra a ida do povo de Israel para o Egito e a escravidão alí sofrida. Deus chama Moisés e através dele tira o povo do Egito milagrosamente; em seguida estabelece uma Aliança com Moisés e dá ao Povo os seus Mandamentos, leis, preceitos, ritos e cultos.
O livro do Levítico – narra as Leis dos rituais, as leis sociais, as prescrições, as bênçãos e maldições, os sacrifícios oferecidos a Deus (holocaustos, oblações, sacrifícios pacíficos, sacrifícios de expiação). Era o livro dos levitas ou sacerdotes do povo. São as leis relativas ao culto e à santidade do povo.
O livro dos Números – fala do recenseamento do povo feito por Moisés no deserto e apresenta as listas de nomes e números. Contém ainda outras leis misturadas com a narrativa da caminhada até as margens do rio Jordão.
O livro do Deuteronômio, que quer dizer ¨segunda lei¨, consta de cinco sermões de Moisés que recapitulam a Lei e narra o fim da vida de Moisés

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *