Mensagem do padre Reginaldo Manzotti

Hoje, Quinta-feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal e é muito importante termos na mente e no coração o que vamos celebrar: Paixão, Morte e Ressureição de Jesus (este é o Mistério de nossa fé). A Quaresma termina na Quinta-feira Santa com a Missa dos Santos Óleos. Em cada Diocese do mundo, o bispo se reúne com os sacerdotes em uma celebração onde é confeccionado os óleos do Crisma, dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.

A Quinta-feira Santa é o dia em que se faz memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, pronunciando a bênção sobre o pão e o vinho. Jesus manifesta a intenção de perpetuar a sua presença em meio aos discípulos: sob as espécies do pão e do vinho. Ele se torna presença real entre nós.

Durante a Última Ceia, os Apóstolos são constituídos ministros deste Sacramento de salvação; a esses, Jesus lava os pés, convidando-lhes a amar uns aos outros como Ele lhes tinha amado, dando a vida por eles. Repetindo esse gesto na Liturgia, também nós somos chamados a testemunhar ativamente o amor de Jesus. A Quinta-feira Santa, enfim, encerra-se com a vigília, na recordação da agonia do Senhor no Horto das Oliveiras.

Na Sexta-feira Santa, faremos memória da paixão e da morte do Senhor. Adoraremos Cristo Crucificado no gesto de beijar a cruz, participaremos nos seus sofrimentos com a penitência e o jejum. Lançando "o olhar àquele que foi transpassado", podemos chegar a seu coração que emana sangue e água como de uma fonte; daquele coração do qual brota o amor de Deus por todo o homem.

Na Sexta-feira Santa deixemo-nos guiar por Jesus até a cruz, recebamos a oferta do seu corpo imolado.

Enfim, na noite do Sábado Santo, celebraremos a solene Vigília Pascal, na qual nos é anunciada a ressurreição de Cristo, a sua vitória definitiva sobre a morte que nos interpela a ser n'Ele homens novos. Participando da Santa Vigília, a Noite central de todo o Ano Litúrgico, faremos memória do nosso Batismo, no qual também nós fomos sepultados com Cristo, para poder com Ele ressuscitar.


Uma Feliz e Santa Páscoa a todos!

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *