Refletir nossa Vida




Bruno Luã da Silva Galvão
Graduando de filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. E-mail: brunoluan2007@hotmail.com

            
Vivemos numa sociedade mergulhada em momentos tempestuosos que permeiam a vida de nossas famílias. São inúmeros os problemas que assolam as diversas famílias que convivem e encaram diariamente artimanhas maléficas. Drogas, violências, doenças, prostituição, falta de amor, infidelidade, individualismo, perda do sentido da vida, “inconformações”, entre outras banalidades, são “ferramentas” que destroem o seio familiar e comunitário.
 Acenamos um elemento primordial causador dessa divisão de águas existente na humanidade, o vazio de Deus que grande massa da sociedade permite em suas vidas. E neste vazio que desencadeia uma migração do ser humano, que desiludido, acaba buscando um preenchimento para sua vida, e logo adiante descobre que são apenas refúgios que causam destruição para si mesmo.
Provas desta perda do sentido/desengano da vida são as inúmeras tentativas de sentirem o senhor de sua própria vida. Decidem caminharem sozinhos, mas acabam se frustrando ao decorrer da caminhada, pois não encontram forças para superar os obstáculos, sentem-se frágeis, desmotivados.   
Parece-nos que nossa vida é semelhante a uma floresta. Lá encontramos seus habitantes – os animais –, mas que vivem com o constante tormento pela caça humana. Armadilhas estão postas em todos os ambientes. Cabe a cada animal vigilância total para não ser fisgado pela presa do homem.
Canalizamos esta vida difícil dos animais com a nossa. Também nós estamos cercados pelas armadilhas e ciladas do filho das trevas. A cada momento quer fazer-nos seus prisioneiros. E quando estamos vazios de Deus, somos bastante perseguidos e muitas das vezes arrebatados pelo trabalho bem feito daquele que sonha com a nossa destruição, nossa caída total no abismo. Quer nos apresentar o fundo do poço como nossa nova morada, distante da liberdade e de respirar a vida.
Na Palavra de Deus, especificamente no salmo 124(123), encontramos uma ação de graças, uma glorificação de pessoas que professavam: “Nossa alma como pássaro espaçou. Do laço que lhe armara o caçador. Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, Quando os homens investiram contra nós. Com certeza nos teriam devorado, No furor de sua ira contra nós, contra nós”.
Significante expressão de fé. E olhando para a nossa realidade é notório em nossos dias muitos laços que pretendem nos fisgar, sufocar nossa vida. E fazendo uma analogia, estes laços são os vícios que separa as pessoas de Deus, seja ele do álcool ao apego de coisas sutis, separações causadas pela infidelidade e pela falta de amor, calúnias, prostituição, as drogas, etc, que cotidianamente estão de prontidão para devorar e fazer prisioneiras nossas famílias, nossos jovens, nossas crianças.
Mas, quando fazemos a verdadeira experiência com o mestre Jesus, tudo em nossa vida se transforma. Não há o que temer com as ciladas do inimigo. Quando depositamos nossa confiança no Senhor, e acreditamos que sempre está nos protegendo, por mais que em nossa vida passemos por terríveis situações de perigo, Ele será nosso defensor ajudando-nos a combater e vencendo o gigante, o maligno que quer nos derrotar. 
 E vencendo a cada batalha poderemos professar juntamente com o salmista: “Nossa alma como pássaro espaçou. Do laço que lhe armara o caçador”. Sim, a liberdade é dom de Deus. Está livre para o Senhor realizar milagres e prodígios em nossas vidas. “Basta confiar, saber esperar. Ele agirá”.
Por isso, jovens, casais, pais, pergunte a si mesmo, em quem deposito a minha vida, meus projetos. Se é no Senhor, por que temer? Em quem confio nos momentos difíceis, tempestuosos que a vida apresenta? Mesmo no sofrimento não podemos desistir, olhemos com carinho para esses sinais, pois por eles também advêm rumos de transformações para nossa vida, semelhante a Cristo, que experimentou o sofrimento da cruz, mas que nessa passagem emergiu a vitória com a ressurreição, o triunfo da plena vida nova.
Jamais podemos alimentar pensamentos negativos diante das situações de sofrimento, devemos confiar no Senhor, pois Ele quer nos ajudar. Só que muitos seguem contra a maré, afirmando a ausência de Deus nas situações de perigos que enfrentam na vida. Enganam-se quem age dessa maneira. Muitos que pela falta de fé, não percebem a presença de Deus nos pequenos sinais que a vida apresenta, querem enxergar a manifestação de Deus através de coisas mirabulosas.
Enfim, reconheçamos as limitações da fraqueza humana, e ergamos nossa cabeça quando estiver passando por alguma aflição. Seja vencedor, e supere todos esses obstáculos, confiando no Senhor, pois Ele dará forças para seguir adiante na vida. Cuidado que os laços preparados pela força maligna querem a todo o momento sufocá-lo para torná-lo escravo e prisioneiro. Não deixe sua vida ser laçada pelo caçador (inimigo) que almeja devorá-la para arruinar todos os seus planos e sua liberdade.     
Muitas investidas contra nós virão querendo nos devorar, mas confiando no auxílio do Senhor, que fez o céu e a terra todos os laços maléficos se arrebentaram, pois o Senhor quer nos livres, para respirar a vida e viver bem. Aproveite esta graça de Deus concebida especialmente a você. Deus deseja você uma pessoa livre de todo o mal. Acredite!!!
Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *