Via Sacra com as crianças

No sábado, 06/04, fizemos a Via-Sacra com nossas crianças da Primeira Comunhão. 
Foi um momento de reflexão e piedade. 






Dom Estêvão Bettencourt, OSBM, da revista ‘Pergunte e Responderemos’, de número 26, de fevereiro de 1960, fala-nos sobre a tradição do valoroso exercício de piedade que é a Via-Sacra.
Segundo o bispo, a Via-Sacra é um exercício de piedade em que os fiéis percorrem mentalmente o caminho de Jesus Cristo, do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Esse exercício muito antigo, que remonta os primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até a Via-Sacra, como conhecemos em nossos dias.
Lc 23,1-2
Em seguidatoda a assembléia se levantou, e levaram Jesus a PilatosComeçaram a acusaçãodizendo: «Achamos este homem fazendo subversão entre o nosso povoproibindo pagar tributo ao imperador, e afirmando ser ele mesmo o Messias, o Rei

Jo 19,17
 17 Jesus carregou a cruz nas costas e saiu para um lugar chamado «Lugar da Caveira», que em hebraico se diz «Gólgota.» 
Mt 16,24
24 Então Jesus disse aos discípulos: «Se alguém quer me seguirrenuncie a si mesmotome a sua cruz, e me siga.
55Grande número de mulheres estavam aí, olhando de longe. Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galiléiaprestando-lhe serviços
Lc 23,26
 26 Enquanto levavam Jesus para ser crucificadopegaram certo Simão, da cidade de Cireneque voltava do campo, e o forçaram a carregar a cruz atrás de Jesus.
Lc 8,1-3
Depois dissoJesus andava por cidades e povoadospregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres quehaviam sido curadas de espíritos maus e doençasMariachamada Madalena, da qual haviam saído sete demôniosJoanamulher de Cuzaalto funcionário de HerodesSusana, e várias outras mulheresque ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
Is 63,5
Mas eu olhei, e não havia quem me ajudasseobservei admiradonão havia quem me apoiasseQuem me valeu foi o meu próprio braço, o meu furor me deu força.
Lc 23,27-28
 27 Uma grande multidão do povo o seguia. E mulheres batiam no peito, e choravam por Jesus28 Jesusporémvoltou-se, e disse: «Mulheres de Jerusalémnão chorem por mim! Chorem por vocês mesmas e por seus filhos
Lc 22,28-29
28 Vocês ficaram comigoem minhas provações29 Por issoassim como o meu Pai confiou o Reino a mim, eu também confio o Reino a vocês
Jo 19,23-24
23 Quando crucificaram Jesus, os soldados repartiram as roupas dele em quatro partes. Uma parte para cada soldadoDeixaram de lado a túnicaEra uma túnica semcosturafeita de uma peça única, de cima até em baixo24 Então eles combinaram: «Não vamos repartir a túnicaVamos tirar a sorte, para ver com quem fica.» Isso era para se cumprir a Escritura que diz: «Repartiram minha roupa e sortearam minha túnica.» E foi assim que os soldados fizeram.
Lc 23,33
33 Quando chegaram ao chamado «lugar da Caveira», aí crucificaram Jesus e os criminosos, um à sua direita e outro à sua esquerda
Mt 27,45-50
45 Desde o meio-dia até às três horas da tarde houve escuridão sobre toda a terra46 Pelas três horas da tarde Jesus deu um forte grito: «EliElilamá sabactâni?», isto é: «MeuDeus, meu Deus, por que me abandonaste?» 47 Alguns dos que aí estavamouvindo issodisseram: «Ele está chamando Elias!» 48 logo um deles foi correndo pegar uma esponja, a ensopou em vinagre,colocou-a na ponta de uma vara, e deu para Jesus beber49 Outrosporémdisseram: «Deixevamos ver se Elias vem salvá-lo!» 50 Então Jesus deu outra vez um forte grito, e entregou o espírito.
Jo 19,25
 25 mãe de Jesus, a irmã da mãe deleMaria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz.
Mt 27,59
59 Josétomando o corpo, o envolveu num lençol limpo
Jo 20,19
19 Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse diaestando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeusJesus entrouFicou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês

Obs.: As imagens da Via-Sacra eu peguei no blog do meu amigo Jonathan: http://catequesecomcriancas.blogspot.com/2019/02/via-sacra-para-criancas.html

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *