Encontro sobre Cristo Rei

Resumo do encontro de 23/11, cujo tema foi “Cristo Rei”.
A leitura bíblica foi Lc 23,35-43. O Evangelho apresenta o Rei no trono da Cruz; Cristo não aparece sentado num trono de ouro, mas pregado numa cruz, com uma coroa de espinhos na cabeça, com uma irônica inscrição pregada na cruz: “Jesus Nazareno Rei dos Judeus”.
A cruz é o trono, em que se manifesta plenamente a realeza de Jesus, que é perdão e vida plena para todos. A cruz é a expressão máxima de uma vida feita de amor e entrega.
A cruz muda o sentido da história. Lucas lembra, neste texto, as palavras de Jesus na cruz, ao ladrão: “Você estará comigo no paraíso”. Ali estão dois malfeitores no mesmo tormento: um à direita e outro à esquerda de Jesus. Um expressa a zombaria. Para ele não existe salvação. O outro abre-se à salvação pela fé. Jesus responde com a certeza: “hoje”. O céu, o paraíso podem acontecer "hoje" em nossas vidas. Para isso precisamos aceitar que Jesus Cristo esteja conosco, no nosso pensamento, no nosso querer e na nossa vida.
Jesus é um Rei diferente dos outros reis que existem. Os reis têm muito dinheiro, joias, cavalos, súditos, roupas finas, reino, nascem em berço de outros e vivem no luxo. Jesus nasceu numa gruta, seu berço foi um cocho onde davam comida para os animais. Teve uma vida muito pobre, sem nenhum luxo. Seu trono foi a cruz e sua coroa foi de espinhos. Era pobre de coisas materiais, mas muito rico da graça de Deus.
Este domingo, 24/11, é o último domingo do Tempo Comum e assim terminamos o Ano Litúrgico “C” com a Festa de Cristo Rei. O próximo domingo será o primeiro Domingo do Advento e iniciaremos um novo Ano Litúrgico “A”.
A festa de Cristo Rei, é a festa do amor que Jesus teve a ponto de entregar sua vida para nós e Seu esforço em fazer o Reino acontecer na nossa vida. Todos os ensinamentos de Jesus sobre o amor, o perdão e ajuda ao próximo servem para nos aproximar do Reino de Deus.











Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *