“Santíssima Trindade”


Bendito seja Deus Pai, bendito o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para Conosco.

Você pode assistir este encontro no youtube: https://youtu.be/VntkcUz7viI

(No próximo domingo, 07/06/20, vamos comemorar a Santíssima Trindade – três pessoas e um só Deus.)
Sinal da Cruz

Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Que o Espírito Santo transforme nossa vida, nos faça renascer e nos conduza sempre no caminho do bem!

Oração inicial:

Senhor, dai a todos conhecer que vós sois um Deus em três pessoas, em perfeita união, para que vivamos, dia a dia, na fé, na esperança e na caridade. Amém!

Hoje, vamos falar sobre um mistério... O mistério da Santíssima Trindade. É o mistério central da fé e da vida cristã.


19 Jesus disse: vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, 20 e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.»

O que a Palavra diz?
A) O que Jesus disse? 
B) Em nome de quem Jesus mandou batizar? 
C) O que os discípulos vão observar? 
D) Jesus vai deixá-los sozinho? 

Ao enviar ordenadamente seus discípulos: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, Jesus está nos confirmando que Deus é uno e trino, pois é composto de três pessoas distintas, muito embora não entendamos isso com a nossa razão nem com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da fé.

Quando Jesus nos garante: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”, é para confiarmos mesmo, ter a coragem e a decisão inabalável de continuar nosso trabalho de multiplicação de cristãos. Todos os dias quer dizer: dia de chuva ou dia de sol, dia triste ou alegre e assim por diante.

O que esta Palavra me leva a dizer a Deus?

Renovo a minha fé na Santíssima Trindade, rezando o Creio
A Santíssima Trindade são três pessoas, mas um só Deus. Cada uma das pessoas é Deus a seu modo, conforme a identidade de cada uma. Temos então, a primeira pessoa, o PAI, como fonte e origem do FILHO; temos a segunda pessoa, o FILHO, como gerado eternamente pelo PAI e vindo a nós na plenitude dos tempos (Gl 4, 4); e temos a terceira pessoa, o ESPÍRITO SANTO, como o amor derramado pelo PAI sobre o FILHO, e por Ele dado a nós.
A Trindade Santíssima de Deus é a perfeita união do PAI com o FILHO no ESPÍRITO. É o amor que age nos três. Só Deus pode esclarecer seus mistérios no coração de quem o ama.

Deus é um, mas não é solitário. Deus é uma comunidade de amor. E a família deve ser o reflexo desse amor.


É impossível falar do FILHO Jesus, sem o PAI e o ESPÍRITO SANTO e é impossível falar do ESPÍRITO SANTO sem o PAI e o FILHO. São três pessoas diferentes, mas sempre em comunhão. As três pessoas divinas se amam sem limites e moram no mais profundo do nosso ser.

Conta-se que Santo Agostinho andava em uma praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas…

Enquanto caminhava, observou um menino que portava uma pequena tigela com água. A criança ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito.
Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia.
O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: - ”estou querendo colocar a água do mar neste buraco“.

Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -”mas você não percebe que é impossível?”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!“. Deus é grande demais para caber em sua pequena cabeça.

E o menino desapareceu. Era um anjo. Santo Agostinho compreendeu então a lição.
*****************
Depois de tentar de muitos modos desvendar o Mistério da Santíssima Trindade, Santo Agostinho (+430) abdicou: ‘Deus não é para ser compreendido, mas para ser adorado!”



E na Transfiguração (Mt 17,1-5; Mc 9,2-5; Lc9,29-33), quando Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é meu filho amado. Escutem o que Ele diz!”
As três pessoas da Santíssima Trindade fazem uma comunhão perfeita. Possuem a mesma natureza, a mesma sabedoria, a mesma misericórdia, providência, bondade, amor. Fomos batizados em nome deste único Deus, em Três Pessoas, e fomos criados à sua imagem e semelhança, para também nós sermos misericordiosos.


Dinâmica:Pega-se três velas e as coloca uma ao lado da outra, num suporte.
 A primeira vela representa o PAI, a segunda representa o FILHO e a terceira representa o ESPÍRITO SANTO.

O PAI é Deus nosso Criador; o FILHO é Jesus nosso Salvador; o ESPÍRITO SANTO é o nosso consolador.

São três pessoas distintas, porém, um só Deus. As três pessoas têm a mesma natureza divina. (Juntar as chamas).
São três velas e uma única chama.

É complicado para entender, mas é como Santo Agostinho disse: ‘Deus não é para ser compreendido, mas para ser adorado!”


Oração final:
O Deus da vida, que se fez comunhão na Trindade, nos renove na alegria do seu amor e nos abençoe agora e sempre, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ao Deus Uno e Trino a glória e o louvor por toda eternidade. Ao Deus Trino que esteja em nós, restaurando em nós a imagem na qual fomos criados. Ao nosso Deus louvamos, exaltamos e bendizemos dizendo: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!”.

Quando for fazer o sinal da cruz, faça-o devagar e pensando como o mistério do Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo nos abraça.

Rezar:
Pai Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *