Novena de Natal - 5º dia


5ª Dia

Dirigente: A proximidade do Natal faz aumentar em nós a esperança de vida nova que Jesus vem nos trazer. Ele é a chave que abre para nós a porta que dá acesso ao Reino de amor, justiça e paz.

Todos: Ó CHAVE DE DAVI, Cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: “Vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que, nas trevas e na sombra da morte, está sentado.

Cântico: SALMO 34(33), 2-11 Vou bendizer o Senhor o tempo todo, Seu louvor estará sempre em minha boca. Eu me orgulho por causa do Senhor; Que os pobres ouçam e fiquem alegres. O Senhor é grande! Juntos exaltemos o seu nome.

Acolhida da Palavra Leitura bíblica (Isaías 22:22-25)

Reflexão: O texto que acabamos de ler, do tempo do profeta Isaías, fala da espera de uma era messiânica. O povo aguardava ansiosamente a chegada de um governante que o libertasse da opressão. A chave é o símbolo do poder e o prego, que é a estaca que segura a tenda à terra firme, é símbolo de segurança. Todos os povos esperam governantes que ajam com responsabilidade, abram as portas da justiça e lhes dê segurança. No entanto, na leitura que ouvimos, o governante aproveitou-se do cargo e não fez nada para o povo. O escolhido não suportou o peso da missão e cedeu por sua culpa e por seu abuso interesseiro. As grandes promessas não se cumpriram e ficaram disponíveis para um futuro servo. O povo se frustra quando as promessas de melhoria de vida não são cumpridas. O Novo Testamento converge todas as expectativas de uma nova era de justiça e paz em Jesus. Jesus não vem ao mundo como governante, no sentido como entendemos hoje, ma aponta caminhos, com sua mensagem de amor, perdão e partilha, que conduzem à construção de uma sociedade fraterna. Jesus é o Messias, o ungido de Deus, que não só fala de amor, mas nos dá o exemplo, colocando sua vida a serviço de todos. Ele é a chave que abre a porta de acesso a Deus Pai e nos conduz no caminho da vida.

Preces (incluir seu pedido)

1. Jesus, tu que és a verdade que liberta, ajuda-nos a vencer as mentiras que o mundo cria e que nos afasta de vós.

T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.

2. Jesus, tu qu e és mor, ajuda-nos a superar o ódio que gera violência e dor.

T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.

3. Jesus, tu és compassivo, abre o nosso coração para acolher as pessoas que sofrem.

T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.

4. Jesus, tu que és perdão, tem piedade de nossos erros.

T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.

5. Jesus, tu que és a fonte de água viva, sacia nossa sede de fé e de amor.

T: Vem, Senhor, vem libertar-nos de todas as prisões.

Oração: Ó Deus de amor e bondade, que enviastes vosso Filho Jesus para nos libertar de todas as prisões, fazei que a celebração do Natal que se aproxima seja para nós um tempo de graça e de reconciliação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *