Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

terça-feira, 28 de abril de 2009

Por que o mês de maio é dedicado à Maria?

É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.
No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florencia, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater.
No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio.O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.
É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora).

Com base em texto da Revista Milícia da Imaculada

5 comentários:

  1. uma crítica, tantas músicas lindas católicas, vocês colocam no blog uma canção envangélica, isso é um desagravo a Igreja Católica. tudo bem que a letra é da bíblia mas.... incentive as canções ctólicas

    ResponderExcluir
  2. Não somos fanáticos religiosos. A letra da música é linda. Mas, vc pode sugerir uma música que gostaria de ouvir no nosso blog.
    Mesmo assim, muito obrigada pela crítica.

    ResponderExcluir
  3. Muito leggaaaal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beeijoos

    ResponderExcluir
  4. gostei pois vou utilizar como trabalho deescuela!

    ResponderExcluir