A última ceia


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Sinal da Cruz 



Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Oração inicial: Jesus, tu reuniste teus amigos ao redor da mesa para dar-lhes teu corpo e teu sangue no pão e no vinho. Ajuda-nos a entender o imenso amor que esse gesto nos revela. Fica sempre conosco, Senhor. Amém!



Leitura Bíblica: Lc 22,14-20

“14 Quando chegou a hora, Jesus se pôs à mesa com os apóstolos. 15 E disse: «Desejei muito comer com vocês esta ceia pascal, antes de sofrer. 16 Pois eu lhes digo: nunca mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus.» 17 Então Jesus pegou o cálice, agradeceu a Deus, e disse: «Tomem isto, e repartam entre vocês; 18 pois eu lhes digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus.»
19 A seguir, Jesus tomou um pão, agradeceu a Deus, o partiu e distribuiu a eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto em memória de mim.» 20 Depois da ceia, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova aliança do meu sangue, que é derramado por vocês.”

O que a Palavra diz?

A) No texto, onde estão Jesus e os apóstolos?
B) O que estão fazendo?
C) O que Jesus disse sobre a ceia?
D) Neste texto, diferentemente dos outros textos da Bíblia, aparece o cálice antes do pão. O que faz Jesus antes de passar o cálice?
E) O que Jesus pegou depois?
F) O que é o pão que Jesus distribui?
G) Por que é preciso fazer isso?
H) O que é o cálice de Jesus?
I) O que lembra a ceia?



Jesus instituiu a Eucaristia durante sua última ceia com os discípulos, na Quinta-Feira Santa e cada ano a Igreja comemora esse gesto de amor que Jesus deixou pra nós. O sacramento da Eucaristia é o momento mais especial da Igreja para alcançarmos uma vida unida a Jesus. Os cristãos devem buscar todos os domingos na missa, a fim de encontrar-se com Jesus, nosso alimento.
Viver o Batismo: 

O Batismo é o primeiro Sacramento da Iniciação à vida cristã. Os outros dois são Crisma e Eucaristia. Na catequese, estamos fazendo um caminho: primeiro aprofundamos o sacramento que já recebemos: o Batismo. Um pessoa completa sua iniciação cristã quando recebe os três sacramentos: no Batismo somos lavados, na Crisma somos fortalecidos e na Eucaristia somos alimentados. 

Oração final: 

Jesus, amado do Pai, é grande o mistério de tua presença no pão e no vinho consagrados. É o mistério da fé e do amor. Nós te agradecemos esse presente e pedimos que nos ajude a participar sempre da Eucaristia, onde tu permaneces entregando-te a nós para que tenhamos mais vida. Amém!

Rezar: Pai-Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo.


Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *