“Jesus foi crucificado”


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Sinal da Cruz

Acender a vela. Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Oração inicial: 

Senhor Jesus, tu revelaste o caminho do perdão, da partilha e do amor, mas muita gente não o acolheu; preferiu o ódio, a vingança e o egoísmo. Por isso te pregaram numa cruz. Acolhe, hoje, toda a humanidade que precisa tanto de ti e de tua Palavra.  Faze que este estudo nos aproxime mais de Ti, nosso Deus e Senhor. Amém!

Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, mas nem todos concordaram com ele. Ele falou de partilha, o que desagradou quem só pensava em acumular. Ele falou em amar os inimigos, o que desagradou os violentos. Ele mostrou o valor dos doentes, das mulheres e dos pobres, o que desagradou  quem discriminava as pessoas. Ele se mostrou um líder manso, humilde e amado pelo povo, o que desagradou muitos poderosos. Por isso prenderam Jesus e decidiram matá-lo na cruz. A morte de Jesus foi consequência de sua vida.

Leitura Bíblica: Jo 19,25-30

 "25 A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. 26 Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.» 27 Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.

28 Depois disso, sabendo que tudo estava realizado, para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: «Tenho sede.» 29 Havia aí uma jarra cheia de vinagre. Amarraram uma esponja ensopada de vinagre numa vara, e aproximaram a esponja da boca de Jesus. 30 Ele tomou o vinagre e disse: «Tudo está realizado.» E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."


O que a Palavra diz?

A) Quem estava aos pés da cruz?
B) O que Jesus disse à mãe?
C) O que Jesus disse ao discípulo?
D) O que deram para Jesus beber?
E) Quais foram as últimas palavras de Jesus?


Alguém doaria a própria vida por um amigo? É preciso ter muito amor e coragem para isso. Vimos que Jesus fez isso. Ele sofreu um processo no qual foi condenado à morte injustamente. Ele era inocente, mas foi tido como um malfeitor e, no silêncio, aceitou ser rejeitado até a morte. Não deixou de amar que o condenou e até perdoou quem o colocou na cruz. Os chefes de Israel o acusaram de agir contra a lei, contra o templo e contra a fé no Deus único de Israel, porque ele dizia ser o Filho de Deus. O Império Romano o acusou de querer ocupar o lugar do imperador.

Viver o Batismo. Sangue e água da cruz 

Antes de tirar o corpo de Jesus da cruz, os soldados feriram seu lado direito, furando-lhe o peito. A Bíblia diz que do seu lado aberto jorrou sangue e água. A Igreja viu nesse sinal dois sacramentos: sangue da Eucaristia e água do Batismo. Provavelmente o sangue saiu do coração, perfurado pela lança, e a água saiu dos pulmões, também perfurados. Mas o sentido da Eucaristia e do Batismo nos ajuda a perceber que Cristo se deu todo a nós por amor. Na benção da água do Batismo, há algumas frases que recordam isso.

Jesus ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança fez correr sangue e água. Após sua ressurreição, ordenou aos apóstolos: “Ide, fazei todos os povos discípulos meus, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração final:

Jesus, tu disseste: “Prova de amor maior não há do que dar a vida pelos irmãos”. Na cruz tu morreste por amor, mas pela Páscoa tu ressuscitaste e vives entre nós. Ajuda-nos a não ter medo de falar e de viver do amor que tua cruz representa. Amém!



Rezar: Pai Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo


Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *