“Jesus entra em Jerusalém”


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

 Sinal da Cruz 


Acender uma vela. 

Faça um pequeno altar, com uma Bíblia, cruz e vela.

Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos, cantando: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.




Oração inicial: 

Jesus, nosso rei. Tu és humilde e simples, mesmo sendo nosso Deus e Senhor. Quando entraste em Jerusalém montado num jumento, foste aclamado como rei. Ensina-nos a acolher-te como o rei de nosso coração, todos os dias de nossa vida. Amém!  


Jesus, após três anos ensinando seu povo e realizando sinais e milagres que confirmavam suas palavras, tomou a firme decisão de ir para Jerusalém, a capital de seu país. Ele entrou naquela cidade e foi muito bem recebido pelo povo que estava nas ruas, pois tinham ouvido falar do homem que curava os doentes, acalmava o mar e ensinava a todos. O povo queria fazer de Jesus o rei de Jerusalém. Por isso pegaram ramos de árvores para acenar e jogavam mantos no chão, fazendo um tapete para Jesus passar.


Leitura Bíblica: Lc 19,28-38  

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor!

“Naquele tempo, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: “Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’”.  Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!””

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor!

O que a Palavra diz?

A) Para onde Jesus foi com os discípulos?
B) Quando se aproximou do monte das Oliveiras, o que Jesus pediu a dois discípulos?
C) O que fizeram os discípulos?
D) Como Jesus entrou na cidade de Jerusalém?
E) O que a multidão fez?
F) Por que todos aclamavam Jesus?
G) O que dizia a multidão?

Jesus é um rei diferente. 

Jesus tinha consciência de ser o humilde servo do Senhor. Por isso não escolheu um cavalo forte nem uma carruagem de luxo para entrar em Jerusalém. Ele montou num jumentinho, que é apenas um animal de serviço. Mas o povo, ao ver Jesus, fica feliz e espera que ele inicie um governo novo naquela cidade. Ele é aclamado com ramos de oliveira e de palmas. Para muitos, Jesus iria derrubar o poder dos romanos e tomar conta da cidade, por isso o povo estava fazendo festa. Nem imaginava o que realmente estava para acontecer com Jesus: sua morte na cruz.

Viver o Batismo: Viver o Batismo é fazer parte do povo de reis.

Muitos anos antes de Cristo, o povo de Israel, ao dar posse ao novo rei, não colocava uma coroa na cabeça dele, mas derramava óleo, sinal de que estava preparando para a missão de governar o povo com justiça. Todos tivemos a cabeça ungida com óleo no dia de nosso Batismo. A Igreja recorda, com esse gesto, que somos um povo de reis. Reinamos com Cristo para tornar este mundo mais justo, fraterno e pacífico. Somos o povo do rei Jesus que nos faz reis do amor, para viver como Ele viveu.


Oração final: 

Jesus, rei humilde, aclamado em Jerusalém com mantos e ramos de oliveira, tu és nossa alegria e nosso Deus. Tu sempre és bem-vindo em nossa casa, em nossa família e em nossa vida. Dá-nos força para anunciar ao mundo que tu és o nosso rei que nos conduz nos caminhos da vida. Amém!

Rezar:

Pai-Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo

Fonte: Bíblia
           Casa da Iniciação Cristã - Eucaristia 1

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *