D. Fernando Saburido e os catequizandos na visita pastoral


No final de semana passado tivemos em nossa paróquia a visita pastoral. No sábado à tarde D. Fernando veio conversar com os catequizandos. Compareceram os catequizandos do centro e da comunidade do Poço da Panela. Passamos uma tarde maravilhosa. A catequista Vânia Cavalcanti preparou um teatrinho para ser feito pelos fantoches Neco e Guida. D. Fernando interagiu com eles respondendo suas perguntas.  Ele também respondeu algumas perguntas feitas pelas crianças e adolescentes. Foi muito interessante e D. Fernando gostou muito.
Abaixo o texto do teatrinho:

CATEQUESE 2012 Teatro – Visita Pastoral (julho 2012) (diálogo com Fantoches)

 Todos entram no salão cantando: “Seja bem vindo Oh Lê Lê...” “Seja bem vindo Oh Lá Lá...” ou “Vocês que estão chegando... bem vindos... “Sejam bem vindos..... 
 MANDAR TODOS CANTAR 
 Catequista – Boa tarde!.... Mais forte.... BOA TARDE! Muito bem; vamos ficar de pé e louvar a Trindade – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Agora invoquemos o Espírito Santo para nos ajudar e acompanhar o nosso encontro: 
Canto: Vem, vem, vem Espírito Santo... Transforma minha vida...... 

 Neco – Entra cantando: “Seja bem vindo Oh Lê Lê...” 
Catequista – Neco, você está atrasado. Já começamos há bastante tempo: Já cantamos, já rezamos, etc. etc... 
Neco – Oh desculpe-me, mas demorei por causa de Guida, ela sempre está atrasada. Vamos chamar crianças, esta manzanza. Um, dois, três, Guiiiiiida.... 
Todos – Guiiiiida 
 Guida – Perdão gente, perdão. Mas como sei que tem visita, estava me produzindo. Não é verdade que temos visita? 
Neco – É verdade Guida, gente muito importante está nos visitando hoje. 
Guida – É um manda-chuva da Igreja? 
 Neco – Pelo amor de Deus, Guida. Quem nos visita é nosso bispo ou melhor nosso arcebispo. Guida – Neco, do céu, seu bispo já chegou?  
 Neco – Guida, você me mata de vergonha, não é assim que tratamos um arcebispo: é Vossa Reverendíssima. 
 Guida – Vossa o que? 
 Neco – Reverendíssima. Guida – Poxa, não tem maneira mais simples de chamar Seu arcebispo? 
Neco – Tem. Podemos chamá-lo Dom. 
Guida – Então não complica Neco. Dom é muito melhor. Dom bispo. 
 Neco – Não Guida. Você não sabe o nome dele? 
 Guida – Não, mas meus amiguinhos da Catequese sabem. Como é crianças? 
Todos – Dom Fernando Saburido 
 Guida – Obrigada, criançada, agora sei. Dom Fernando Saburido. 
 Neco – Guida, ele veio fazer uma Visita Pastoral. 
Guida – Pastoral...eu sei o que é, vem de pastor que cuida de ovelhas. 
 Neco – Até que enfim, Dom Fernando é o pastor  e nós somos as ovelhas.
 Guida – Mas o que é mesmo uma Visita Pastoral? 
 Neco – Eu acho que ele vem conhecer a Igreja de Casa Forte mais de perto.
 Guida – Vem ver padre Edwaldo e as pessoas que trabalham com nosso padre.
 Neco – Acho que é por aí, mas Dom Fernando está aqui, ele mesmo pode nos ensinar isso. Guida – É mesmo! Boa tarde Dom Fernando, eu sou a Guida, sua ovelha preferida, o senhor pode nos dizer alguma coisa do que é visita pastoral?
 Dom Fernando ............(D. Fernando respondeu as perguntas e até  as que ainda seriam feitas. Foi muito divertido!) 


 Neco – Só a Igreja de Casa Forte vai ser visitada? 
Dom Fernando .......... 

 Guida – Quantas Igrejas são?
 Neco – O senhor só passa uma tarde em cada Igreja? 
 Dom Fernando .......... 
Guida – Nossa Dom Fernando, o senhor vai passar o ano todo fazendo visitas? 
 Dom Fernando .......... 
 Neco – Estamos muito felizes Dom Fernando com sua visita. De ver e conversar com o Bispo bem de pertinho. 
 Guida – É mesmo Dom Fernando, o senhor é nosso pastor e nós somos suas ovelhas, estamos nos conhecendo melhor. 
 Neco – Igual aquela parábola que Padre Edwaldo falou na missa onde Jesus contou que o pastor conhece as suas ovelhas, e conhece pelo nome. E as suas ovelhas conhece seu pastor, conhece sua voz. 
Guida – Vamos crianças agradecer a Dom Fernando dizendo: “muito obrigado Dom Fernando”. 
 Crianças – Muito obrigado Dom Fernando. 
Entram as ovelhas e todos cantam: Sou bom pastor, ovelhas guardarei, Não tenho outro ofício nem terei... Quantas vidas eu tiver eu lhes darei... 
 

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *