Exame de Consciência para confissão de crianças e adolescentes





O MEU COMPORTAMENTO COM DEUS

(   ) Rezo todos os dias, devagar e com atenção, as orações da manhã e da noite?
(  ) Lembro-me de Deus durante o dia?
(  ) Tenho o mau hábito de falar d’Ele com pouco respeito?
( ) Participo da Santa Missa todos os domingos e dias de guarda sem preguiça?
(  ) Escuto com atenção a Palavra de Deus?
(  ) Acompanho bem as orações?
(  ) Chego cedo à Missa e assisto de boa vontade, não atrapalhando os outros?
(  ) Tenho o desejo de conhecer melhor Nosso Senhor?
(  ) Quero fazer sempre o que Ele diz e comportar-me como Ele quer?
(  ) Na igreja, comporto-me com respeito?
(  ) Lembro-me de que a igreja é a casa de Deus, não corro, não converso durante a missa?
(  )  Passo pelo altar sem cumprimentar Jesus no sacrário com uma genuflexão bem feita?
(  ) Vou à igreja bem vestido, com uma roupa própria e decente?
(  ) Amo Nossa Senhora e converso, todas as noites, com Ela?
(  ) Rezo a Ave-Maria, pensando que Ela é a Mãe de Jesus e me ama como a um filho?
( ) Falo todas as manhãs com o Anjo da Guarda para que me acompanhe e me proteja durante todo o dia?
(  ) Quando recebo uma boa notícia, agradeço ao Senhor todas as coisas boas que Ele me deu?

O MEU COMPORTAMENTO COM A FAMILIA E COM O PRÓXIMO

(  ) Sou carinhoso com o meu pai e a minha mãe?
(  ) Sou carinhoso com o meus irmãos?
(  ) Sou carinhoso com o meus avós?
(  ) Sei agradecer o carinho que os meus pais têm por mim?
(  ) Respondo com má educação e nem os deixo tristes com o meu comportamento?
(  ) Obedeço rapidamente aos meus pais, sem reclamar?
(  ) Sei que aquilo que me dizem é para o meu bem?
(  ) Falo sempre a verdade, mesmo que tenha que passar vergonha?
(  ) Gosto de ajudar em casa?
(  ) Trato com respeito os meus avós e as pessoas mais velhas?
(   ) Sou egoísta com as minhas coisas? Sei emprestá-las sempre e dividi-las com os meus irmãos e amigos?
(  ) Na escola, comporto-me bem com todos?
(  ) Assisto bem às aulas?
(  ) Converso enquanto o professor está falando?
(  ) Não perco  tempo e nem atrapalho os meus colegas?
(  ) Dedico ao estudo o tempo suficiente?
(  ) Brigo com os meus companheiros?
(   ) Nas brincadeiras, não me importo em vencer ou perder, sou leal e respeito as regras do jogo?          
(  ) Sei perder sem ficar com raiva?
(  ) Sei ser amigo dos meus companheiros?
(  ) Ajudo-os nas necessidades?
(  ) Faço brincadeiras de mau-gosto com eles?
(  ) Faço fofocas?
(  ) Sei perdoar os colegas quando me fazem um pequeno desaforo?
(  ) Tenho inveja das coisas que eles fazem?
(  ) Sou sincero?
(  ) Falo sempre a verdade, mesmo que me custe?

(  ) Não minto?
(  ) Digo que fiz coisas certas, quando na verdade fiz tudo errado e mal feito?
(  ) Falo sempre a verdade aos meus pais?

O MEU COMPORTAMENTO COMIGO MESMO

(  ) Peguei coisas que não são minhas sem pedir?
(  ) Já roubei alguma coisa, mesmo de pouco valor?
(  ) Uso mal as minhas coisas, as desperdiço ou as estrago?
(  ) Deixo de pegar para mim algumas coisas de que gosto, para oferecê-las a Jesus e dá-las aos pobres?
(  ) Faço logo as coisas que devo fazer?
(  ) Tenho má vontade e  preguiça?
(  ) Escolho as coisas mais fáceis e deixo as mais difíceis para a última hora?
(  ) Faço todos os dias os meus deveres da escola?
(  ) Sigo sempre as orientações dos professores?
(  ) Deixo as coisas pela metade ou faço tudo até o fim?
(  ) Sou desordenado?
(  ) Deixo as coisas que uso jogadas de qualquer jeito?
(  ) Sei ter e seguir um horário?
(  ) Sou pontual nos meus compromissos?
(  ) Falto à aula por preguiça?
(  ) Sou guloso ou caprichoso demais?
(  ) Estou sempre reclamando?
(  ) Sei contentar-me com o que me dão?
(  ) Deixei-me levar pela curiosidade ruim?
( ) Olhei revistas e fotografias indecentes, programas de televisão que não prestam?
(  ) Sei ter respeito por mim mesmo e pelo meu corpo?
(  ) Evito gestos ou atos contrários à santa pureza?
(  ) Cuido da higiene e da modéstia?
(  ) Não uso uma linguagem grosseira?
(  ) Não falo palavrões?
(  ) Não ofendo os outros?


Esse exame de consciência deve ser feito com calma, em casa, em momento de oração, pouco antes da  pessoa ir se confessar. Você pode orientar o seu filho a marcar os itens dos pecados que ele cometeu, anotar em um papel e levar para a confissão, devendo,  lê-lo diante do sacerdote.
Essa orientação  é para que se evite esquecimento,  mormente, quando se está nervoso, fato muito comum nessa situação. Depois da confissão deve-se rasgar ou queimar as anotações.

Que Deus os abençoe!

 Este exame peguei no blog: http://comosercristacatolica.blogspot.com.br/2011/06/exame-de-consciencia-para-confissao-das.html

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *