Sacramentos

O nosso encontro do dia 30 de abril foi sobre os Sacramentos.
Vânia levou uns potinhos em forma de maçã e dentro deles tinha uma passagem bíblica. Eles escolhiam a maçã, abriam e liam a passagem bíblica e diziam a qual dos presentes de Deus se referia.


Foi interessante ir descobrindo que os Sacramentos são os sinais de amor de Jesus por nós.

A palavra SACRAMENTO quer dizer sinal sagrado.


 Batismo – Mt 28,18-20

18Então Jesus se aproximou, e falou: «Toda autoridade foi dada a mim no céu sobre terra19 Portantovão façam com que todos os povos se tornem meus discípulosbatizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo20 ensinando-os a observar tudo que ordenei vocêsEis que eu estarei com vocês todos os diasaté fim do mundo

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra". Quando recebemos o Sacramento do Batismo, transformamo-nos de criaturas para Filhos Amados de Deus.


 Eucaristia Mc 14,22-24

22 Enquanto comiamJesus tomou um pão e, tendo pronunciado bênção, o partiudistribuiu a eles, e disse: «Tomemisto é o meu corpo.» 23 Em seguidatomou um cáliceagradeceu deu a eles. E todos eles beberam24 Jesus lhes disse: «Isto é o meu sangue, o sangue da aliançaque é derramado em favor de muitos.

A EUCARISTIA é o Sacrifício de Cristo para estabelecer a Comunhão entre os homens e deles consigo e com o Pai.
Eucaristia, que significa "Ação de Graças" é o alimento da alma. Através dele passamos a caminhar com mais força rumo à Salvação. O importante é comungar com a convicção que Jesus é o Sacramento da Eucaristia, que é um grande presente Dele à nós.


 Crisma At 8,15-17

 15 Ao chegaremPedro João rezaram pelos samaritanos, a fim de queeles recebessem Espírito Santo16 De fato, o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; e os samaritanos tinham apenas recebido batismo em nome do Senhor Jesus17 Então Pedro João impuseramas mãos sobre os samaritanos, e eles receberam Espírito Santo.

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã" cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Com efeito, pelo sacramento da Confirmação "os fiéis" são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras. 

Confissão Jo 20,20-23

20 Dizendo issomostrou-lhes as mãos e o ladoEntão os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.
21 Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocêsAssim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» 22 Tendo falado issoJesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo23 Os pecados daqueles que vocês perdoaremserão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoaremnão serão perdoados
É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador". 



Matrimônio Gn 2,24

Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne.

Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinho, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu à ele uma companhia: Eva.
Sacramento do Matrimônio é uma das grandes obras divinas, que foi criado para o Amor Familiar. A Família é o grande investimento que Deus criou, é através dela que se educa cidadãos retos procurando a imitação de Cristo Jesus.



 Ordem Lc 22,19

19 seguirJesus tomou um pãoagradeceu Deus, o partiu distribuiu a eles, dizendo: «Isto é o meu corpoque é dado por vocêsFaçam isto em memória de mim.» 

 A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo a seus Apóstolos continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos; é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. Comporta três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconato. Todos nós somos chamados a uma vocação, ou seja, Deus nos chama a servir a Ele através de algo: a Vida Leiga, a Vida Religiosa, a Vida Consagrada, a Vida Sacerdotal.



 Unção dos Enfermos Tg 5,14-16
14 Alguém de vocês está doenteMande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor*15 oração feita com  salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecadosserá perdoado.
* 16 Confessem mutuamente os próprios pecados e rezem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justofeita com insistênciatem muita força
Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbítero, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus. 








Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *