Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

sexta-feira, 19 de março de 2010

Significado do Sinal da Cruz

Muitos de nós nos benzemos com o sinal da cruz, mas não paramos para meditar cada gesto que forma o sinal em nossa face. Alguns de nós pode ter aprendido este significado quando ainda era muito pequeno, no tempo da catequese, e por essa razão ter esquecido. Outros nunca tiveram acesso a essa explicação.
O sinal da cruz não é apenas um gesto simbólico. Cada uma das suas três partes tem um significado. Com o dedo polegar inicia-se:
Pelo sinal, da Santa cruz. Esta cruz é feita na testa. O seu significado é livrar a nossa mente dos pensamentos ruins, negativos e desanimadores.
Livra nos Deus, Nosso Senhor. Este sinal é feito em cima de nossa boca. O seu significado é poupar a nossa palavra de magoar, ferir e até mesmo matar quem nos ouve. Sabia que a palavra mata, fere? Assim, nós pedimos, com o sinal da cruz, que saiam de nossa boca só palavras de paz, amor, encorajamento e fé.
Dos nossos inimigos. Este sinal é feito sobre o nosso peito. O seu significado é proteger o nosso corpo, o nosso coração, de todos aqueles que nos quiserem fazer o mal. E que este mal jamais parta de nós mesmos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Façamos o sinal da cruz com a mão direita aberta, toque a testa com a ponta dos dedos, dizendo: "Em nome do Pai ..." desça em linha vertical até a altura do estômago: "...e do Filho..." leve a mão ao ombro esquerdo: "...e do Espírito Santo"..., leve a mão ao ombro direito e conclua: "Amém". E não precisa dar o "tapinha na boca" nem beijar os dedos. Devemos sempre através de nosso exemplo de Cristãos autênticos buscar corrigir nossos irmãos que ainda não conhecem e ensiná-los o significado importantíssimo do sinal da cruz, usando-o é claro, o bom senso para não ferir nem magoar ninguém. Sinal este que hoje, muitas vezes, passa despercebido seu verdadeiro significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário