Encontro sobre Confissão

O nosso encontro de sábado foi sobre o Sacramento da Confissão.

Vânia fez um exame de consciência com todos(sempre começamos com o exame, em todos os encontros). Depois eles falam o ato penitencial.

É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador". 

Requisitos para fazer uma boa confissão 

1º Exame de Consciência: Rezar e pensar nos pecados cometidos.

2º Contrição ou arrependimento: Tristeza dos nossos erros e de nossa falta de amor a Deus. 

3º Propósito: Evitar o pecado e servir a Deus com mais amor. 

4º Confissão: Acusação clara e objetiva dos pecados ou falhas cometidas. Não tenha medo, receio ou vergonha de abrir seu coração para um padre. Por Jesus Cristo, só ele tem o poder de perdoar nossos pecados. Qualquer pecado! Desde que estejamos sinceramente arrependidos. É preciso saber também que para ser perdoado, precisamos também perdoar aquele que nos ofende, pois quando perdoamos alguém, o grande beneficiado somos nós mesmos. Não devemos confessar por medo e sim para voltar à graça de Deus

5º Penitência: Nos é dada pelo sacerdote para demonstrarmos nosso arrependimento e a firmeza de nosso propósito de evitar pecar e de reparar as falhas cometidas.


Confissão Jo 20,20-23
20 Dizendo issomostrou-lhes as mãos e o ladoEntão os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.
21 Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocêsAssim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.» 22 Tendo falado issoJesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo23 Os pecados daqueles que vocês perdoaremserão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoaremnão serão perdoados
É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador".

Depois fizemos a dinâmica do perdão, que consiste em: em um coração feito com TNT os catequizandos escreveram com hidrocor os tipos de pecado que eles conheciam. Quando o coração estava todo escrito tia Vânia perguntou pra eles se Deus gostava de um coração como aquele e se existia solução para aquilo. Será que aqueles pecados poderiam sair daquele coração? Então pegou  coração e mergulhou na bacia com água e explicou que o amor de Deus cobre uma multidão de pecados.  Tudo  que tinha sido escrito, desapareceu e o coração ficou limpinho como no início. Jesus pode perdoar os pecados de todos. 






Pra finalizar, os catequizandos, em círculo, rezaram o ato de contrição, o Pai Nosso e uma Ave Maria.



Depois do encontro fomos todos para Missa, onde participaram ativamente.












Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *