Manhã de Formação


 18/05/19 – último encontro antes da Primeira Comunhão

Participação das catequistas Vânia, Tânia e eu (Tereza)




Primeiro acolhemos todos os catequizandos (faltaram apenas dois), depois juntos com os nossos demos as boas vindas aos catequizandos do Poço da Panela (comunidade que faz parte de nossa Paróquia), que farão a Primeira Comunhão juntamente conosco e foram recebidos com carinho. No total são 31, sendo 19 nossos e 12 do Poço da Panela.
Cantamos: “Seja bem vindo ô lê lê, seja bem vindo ô lá lá (bis), paz e amor pra você, que veio participar (bis)”
Fizemos “Sinal da Cruz”, que é o símbolo de nossa fé, e pedimos ajuda ao Espírito Santo, para que ele esteja sempre conosco, transformando nossas vidas.
“Vem, vem, vem, Espírito Santo...”
Como em todos os outros encontros, começamos fazendo um Exame de Consciência, lembrando do nosso (pois também nos incluímos) comportamento, com Deus, com os pais e com os amigos.
Vânia lembrou os cinco requisitos para uma boa confissão.



Depois rezamos o Ato de Contrição: “Meu Deus, eu me arrependo de vos ter ofendido, pois sois tão bom e amável, prometo me esforçar para não pecar. Amém”
Senhor, tende piedade de nós,
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Que o Deus Todo Poderoso tenha piedade de nós e nos conduza à vida eterna.

Vânia perguntou se ele lembravam alguma passagem da Bíblia onde tinha Jesus e um pecador e como Ele agia, qual a Sua atitude. Eles lembraram da mulher adúltera, que seria apedrejada e Jesus disse que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra; de Zaqueu, que subiu numa árvore para ver Jesus e se arrependeu de seus pecados; o bom ladrão, que tinha sido crucificado e reconhecia que Jesus era inocente e pediu a Jesus para lembrar-se dele quando estivesse no paraíso e por último o filho pródigo.
Fizemos a dinâmica do perdão, usando a “Caixa do Perdão”, onde nós colocamos um coração preto com nossos pecados e aparecem uns corações brancos.




Depois cantamos todos juntos a música que eles cantarão na Primeira Comunhão, no Ato Penitencial: “Jesus amigo, venho te pedir desculpas...”

Qual o maior ensinamento de Jesus e que deve ser o nosso guia para a vida inteira? Foi a pergunta feita por Vânia. Amar a Deus sobre todas as coisas e com todo nosso entendimento e ao próximo como a mim mesmo, foi a resposta.

 Cantamos a música da Primeira Comunhão: “Pela primeira vez, pela primeira vez, venho Jesus comungar… Pela primeira vez, pela primeira vez, venho Jesus comungar seu amor...”


Começamos a revisão sobre os Sacramentos




Na próxima quinta-feira, 23/05, será a confissão. O que é Confissão? Um Sacramento onde nossos pecados são perdoados.
O que é Sacramento?
Sinal de amor de Jesus para nós.
Quais foram as palavras de Jesus quando nos deixou este Sacramento?

Confissão Jo 20,20-23
É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossas limitações, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: "Eu detesto o pecado mas amo o pecador".

Quais são os outros Sacramentos? 
Qual o mais importante e sem ele não podemos receber os outros?
Todos responderam: Batismo
Depois de sermos batizados e termos nossos pecados perdoados pela Confissão, estamos prontos para receber qual Sacramento?
Eucaristia
O que é Eucaristia?
O sacramento do Corpo e Sangue de Jesus. A Eucaristia é uma grande ceia.
Quando começou a celebração desta ceia? Porque Jesus estava reunido com seus amigos? Lembrem-se que Jesus era Judeu. O que celebravam?
Comemoravam a libertação do povo de Deus que ficaram escravo por mais de 400 anos.
A Páscoa judaica é a passagem da escravidão para a liberdade.
Li Ex 12,1-14


Jesus estava reunido com seus amigos para celebrar a Páscoa judaica.
Na Páscoa de Jesus comemoramos a passagem da morte para a vida.


Na ceia judaica eles comeram um carneiro. Na ceia de Jesus, cadê o cordeiro? Era o próprio Jesus Cristo, que morre na cruz para nos salvar. Por isso rezamos na missa: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade…

Nossa Páscoa, é a passagem para uma vida melhor. (Aqui lembramos do nosso querido, amado e saudoso Pe. José Edwaldo Gomes, que estará sempre presente em nosso corações)



Ceia de Jesus
Doze catequizandos foram escolhidos para representar os apóstolos na ceia. E um para ser Jesus.
Antes da ceia o que fez Jesus? Lavou os pés dos apóstolos. Jo 13,4-11
Na quinta-feira Santa Jesus mandou preparar o local para a ceia Lc 22,8;
Jesus se pôs à mesa Lc 22,14;
Encenamos a ceia com os apóstolos e Jesus.















Fizemos a dinâmica da Eucaristia. Os catequizandos quando comungarem estarão em Jesus e Jesus neles. Fiz um círculo grande branco e colei uma foto de Jesus (Sagrado Coração de Jesus, que é nossa paróquia) de um lado e do outro fotos dos 31 catequizandos, significando que todos estarão em Jesus. Fiz círculos pequenos com uma foto do catequizando de um lado e Jesus do outro. Ficou lindo! (modéstia à parte)







Para encerrar, como estamos no mês mariano, fizemos uma pequena homenagem à Maria.
Rezamos, juntos, uma dezena do terço e cantamos: “Ave Maria, mãe de Jesus...”

Que Maria Santíssima abençoe e esteja sempre presente na vida de cada um dos catequizandos e de seus familiares.
Amém

Após o encontro fomos todos para o Salão Paroquial, onde estavam os pais, para comermos um delicioso bolo e tomar refrigerante. Os pais assistiram uma palestra com o professor Sandro.





Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *