CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 02

LIÇÃO Nº 02
Com vocês, o evangelista e historiador Lucas
Leitura Bíblica: Lc 3,1-2

1. Lendo todo o Evangelho de Lucas dá para ver que o seu autor era uma pessoa entusiasmada por Jesus. Era alguém que fazia parte das comunidades. Era um missionário. Sabemos também que não era judeu. Talvez nem conhecesse a terra de Jesus. E que não conheceu pessoalmente Jesus.
2. Desde o final do século II d.C. se reconhece que o autor do 3º Evangelho é Lucas. Lendo o seu Evangelho percebe-se que era uma pessoa culta, estudada. E conhecia bem a Bíblia ( o Antigo Testamento). Segundo uma antiga tradição ele era médico. Conhecia bem a língua grega (sua língua materna).
3. O Evangelho de Marcos foi escrito em Roma, no centro do Império. Mas o de Lucas não foi escrito nem em Roma, nem na Palestina, na terra de Jesus. Não se sabe ao certo onde foi escrito, mas se deduz que foi entre comunidades de fora da Palestina que viviam em cidades do Império Romano, formadas por gente que na maioria não tinha origem judaica. O Evangelho foi escrito nos anos 80, talvez entre 80 e 85.
4. “Lucas era companheiro de viagem de Paulo. Provavelmente, é ele o “querido médico Lucas”, mencionado na carta aos Colossenses (Cl 4,14). Lucas nasceu em Antioquia, cidade de mais de meio milhão de habitantes. Ele era um cristão convertido do paganismo, ou talvez, como Timóteo, filho de mãe judia e pai grego (At 16,1). De qualquer maneira, antes de entrar na comunidade cristã, tinha convivido com a comunidade dos judeus. Talvez fizesse parte do grupo que ele mesmo chama de “tementes a Deus” (At 10,2.22) ou “adoradores de Deus) (At 16,14). Estes eram pagãos que se sentiam atraídos pela seriedade da proposta da religião dos judeus. Nos sábados, enchiam as sinagogas e gostavam de ouvir as leituras da Lei e dos Profetas.” (Do Livro “O avesso é o lado certo, de Carlos Mesters e Merces Lopes, Publicação CEI e Paulinas, 1998).

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *