Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Explicação do Cartaz da CF 2010

“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Com esta frase em destaque, o cartaz desta Campanha da Fraternidade representa o desafio de uma escolha quotidiana em nossa vida.

O fundo escuro evoca a penumbra de um templo onde, no recolhimento da oração, as mãos em atitude de súplica diante de uma vela feita não de cera, mas de dinheiro, revelam o drama do ser humano que precisa de bens materiais para satisfazer suas necessidades, mas que pode também se tornar escravo da ganância.

Aquelas mãos suplicantes dirigem uma prece a Deus, ou ao Dinheiro como se fosse Deus? É a luz de Deus que ilumina ou é o cintilar do ouro que atrai? O dinheiro é necessário no mundo dominado pelo mercado, onde tudo se compra e se vende. Precisa-se de dinheiro para comprar alimentos, roupa, para cuidar da saúde, para pagar o colégio, para adquirir a moradia e custear o lazer.

O cintilar do ouro e das moedas, porém, se mistura facilmente com a ambição e o desamor. Você pode se tornar escravo dos bens materiais e depositar neles a sua segurança. Você pode viver acumulando dinheiro e propriedades como se deles dependesse a sua vida. Você não pensa que seus bens podem ser supérfluos e suas necessidades podem ser imaginárias, induzidas pela propaganda, pela moda, pelas promoções de fim de semana. Você também acaba esquecendo que há crianças abandonadas, pobres morando nas ruas, pessoas famintas e doentes, e fica cuidando do seu dinheiro como se fosse Deus, fechando os olhos sobre as necessidades do próximo.

Este Cartaz convida você a se libertar da dependência dos bens materiais. A pôr a sua confiança em Deus. A fugir da ganância e do egoísmo. A cultivar sentimentos de fraternidade. A contribuir com o seu trabalho e os seus bens, para a construção de um mundo mais justo e solidário.

5 comentários:

  1. Muito boa a explicacao do cartaz, mas algo me chama atencao no que diz respeito a pr[opria igreja, ha sacerdotes muito capitalistas e so pensam em pedir dinheiro, etc...certo que temos que ajudar, mas o d[izimo [e pra estas coisas, `dizimo nao funciona` facamos uma campanha conscientizadora nas igrejas. Mas, [e ezorbitante e comercio puro ainda nas igrejas parte dos padres. E essa campanha deste ano primeiro a ser priorizando na reflexao sao os padres..nao sao todos...mas os fieis pensam mas nao falam a seus padres, motivo de `nao vamos opor a ideia do sacerdote`, mas infelizmente ha fofocas e isso nao bom para a imagem da nossa igreja. obg.

    ResponderExcluir
  2. TENHO VÁRIAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR NAS ESCOLAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ EJA, INCLUSIVE PARA CATEEQUESE...COMO FAÇO PARA ENVIAR À VOCES?? MEU EMAIL É leoni.cunha@terra.com.br
    Bjos

    Leoní Miranda

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, estou fazendo um trabalho e gostaria de obter aquelas imagens qu vc colocou no video da campanha da fraternidade2010 tem como vc me enviar por email.
    desde já agradeço
    Abraços
    claudia
    claudiajuniapb@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. uma lição de vida

    ResponderExcluir
  5. Esse cartaz mostra que o amor ao dinheiro pode nos levar a grandes tristezas como: morte.
    A campanha da freternidade cade ves mais ajuda as pessoas a melhorarem seu geito de viver.
    Viva a Campanha da Fraternidade!!

    ResponderExcluir