Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 09

Preparação e início do Ministério de Jesus (Lc3,1-4,44)
Leitura Bíblica: Lc 4, 18-19

Vamos conferir na Bíblia ou no Esquma da lição nº 05 os títulos que ocorrem nesta parte...

1. Nos capítulos 3 e 4, tudo gira em torno da pregação e da proposta de dois grandes mensageiros: João e Jesus. João é o último grande profeta do Antigo Testamento. Em nome de todo o passado, ele aponta o Novo chegando em Jesus. Deste modo, Lucas mostra como o Antigo Testamento vai terminando, cedendo o lugar ao Novo que vem chegando. Mostra a continuidade e a ruptra entre os dois Testamentos. Com as palavras de João Bastista, Lucas ensina que a partilha é a condição de se poder passar do Antigo para o novo.

2. Nestes dois capítulos 3 e 4, Lucas mostra os vários aspectos do Novo que aparece em Jesus:
a) Em Jesus se manifesta o Dom do Espírito Santo, prometido no Antigfo Testamento. O Espírito Santo está presente em tudo que Jesus diz e faz, desde o batismo até a hora de sua morte.
b) Ele o recebeu em plenitude na ressurreição para poder entregá-lo a nós.
c) Em Jesus o Projeto de Deus ultrapasssa a raça de Abraão e se abre para a humanidade toda, pois Jesus é filho não só de Abraão, mas também de Adão. Esta abertura de Jesus para os pagãos transparece na apresentação do seu programa na comunidade de Nazaré. Sua mensagem vai para além dos limites de sua raça.
d) Jesus é o novo começo do povo de Deus. O antigo povo foi tentado no deserto e caiu; Jesus é tentado no deserto e, pela força do Espírito, vence a tentação.

(Do livro "O avesso é o lado certo" de Carlos Mesters e Mercedes Lopes - CEBI/Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário