Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 10

Ministério de Jesus na Galiléia (Lc 5,1-9,50)
Leitura Bíblica: Lc 6,12-16

Vamos conferir na Bíblia ou no Esquema da lição nº 05 os títulos que ocorrem nesta parte...

1. Até o capítulo 04, Jesus vem sozinho, dando continuidade e complementação às promessas que vinham do Antigo Testamento. A partir do capítulo 5, na medida em que a missão se abre, Ele vai chamando outras pessoas para seguí-lo. Pouco a pouco, muitas pessoas, homens e mulheres vão sendo envolvidas na missão, chamadas a ir na frente de JESUS para anunciar a Boa Nova do Reino ao povo. Forma-se assim, a comunidade, amostra do Reino.

2. As linhas de força da mensagem de Jesus vão aparecendo com maior clareza. Aparecem também os conflitos que a Boa Nova provoca quando entra em contato com a mentalidade antiga. Pois Jesus acolhe todo tipo de pessoas, sobretudo os que, em nome da lei de Deus, eram excluídos do convívio na comunidade: leprosos, paralíticos, publicanos, os pobres, estrangeiros. Para o bem das pessoas, Jesus transgride as normas do jejum, do sábado, da pureza e amplia a comunhão de mesa. Num longo discurso, Ele denuncia a injustiça dos ricos que gera a probreza e manda ter uma atitude diferente para com os inimigos. Em Jesus aparece um poder maior: Ele acalma a tempestade, expulsa demônios, vence a impureza e ressuscita os mortos.

3. No fim, Jesus faz uma avaliação da caminhada e pergunta: Quem sou eu no dizer da multidão? O resultado é fraco. O povo não sabe que o Messias vai ser morto e quem quiser seguí-lo no mesmo compromisso com os pobres e excluídos vai ter que carregar a mesma cruz. É um momento de crise.

( Do Livro "O aveso é lado certo" de Carlos Mesters e Mercees Lopes - CEBI/Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário