Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

segunda-feira, 26 de abril de 2010

CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 11

A subida para Jerusalém (Lc 9,51-19,27)
Leitura bíblica: Lucas 10,1

Vamos conferir na Bíblia ou no Esquema da lição nº 05 os títulos que ocorrem nesta parte...

1. A descrição da longa viagem de Jesus para Jerusalém reflete a longa viagem que muitos cristãos, tanto judeus como gregos, estavam fazendo no dia a dia da sua vida. A saber, passar da cultura do mundo rural da Palestina para o mundo cosmopolita da cultura grega; sair de comunidades que surgiram ao redor da sinagoga, espalhadas pela Palestina e Síria, para comunidades mais organizadas ao redor da casa nas periferias das grandes cidades da Ásia e da Europa.

2. A descrição desta viagem feflete ainda o doloroso processo de conversão que as pessoas ligadas ao judaísmo tinham de fazer:sair do mundo da observância da lei que acusava e condenava, para o mundo da gratuidade do amor de Deus que acolhe e perdoa; passar da consciência de pertencer ao único povo eleito, privilegiado por Deus entre todos os povos, para a certeza de que em Cristo todos os povos foram fundidos num único povo diante de Deus.

3. Lucas apresenra a atividade de Jesus como um espelho da conversão ou travessia que a comunidades estavam fazendo. Jesus fez a mesma longa e dolorosa travessia: sair do mundo fechado da raça para o terrtório da humanidade.

4. Esta longa viagem para Jerusalém ocupa quase dez capítulos, uma terça parte de todo o Evangelo de Lucas. Desde o começo o conflito faz parte da viagem (Lc 9, 53-54).

5. Do começo ao fim, aparece com clareza o objetivo da viagem: Jesus está indo para Jerusalém para mostrar que a sua maneira de interpretar o Projeto de Deus é diferente da interpretação dada pela religião oficial. A ida para Jerusalém é como um êxodo de Jesus. No Antigo Testamento, Moisés conduziu o primeiro êxodo do povo tirando o povo da opressão do Faraó.

(Do livro "O avesso é o lado cert" de Carlos Mesters e Mercedes Lopes - CEBI/Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário