Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

sábado, 4 de setembro de 2010

Bíblia - dinâmica

Esta dinâmica eu peguei no blog da Elany. É muito interessante.
Setembro: Mês da Bíblia! Dinâmica
Prepare o ambiente: Faça um caminho no chão com pedras e no centro coloque desenhos de pés cortados, que podem ser feitos de cartolina colorida. E no final do caminho, coloque a Bíblia aberta, com uma vela acesa e flores ao lado. E uma Bíblia fechada, com uma vela apagada e flores murchas do outro lado.

Em um recipiente bem bonito, como uma grande taça por exemplo, coloque vários pirulitos em formato de pezinhos, encontrados em qualquer loja de doces, que deverão ser lavados e secos, para que possam ser utilizados na hora da dinâmica. (Lavados e secos, mas continuam na embalagem)
E encha uma caixinha a sua escolha com balinhas ou jujubas no formato de coração.

Use também flores, crucifixo, para criar um ambiente bem legal e interessante. Que possa provocar na crianças aquela sensação de: O que vais acontecer por aqui?
Os receba com bastante alegria, beijinhos, abraços e peçam que sentem nas cadeiras que já estarão em círculo, em torno daquele bonito cenário que você já montou no chão.(Para montar o seu ambiente, forre o chão com TNT)

Dinâmica:
Inicie perguntando as crianças o que é a Bíblia para cada uma delas? (Deixem que falem)
Vocês leiam a Bíblia, crianças? Sempre! Diariamente? Porque?
Vocês sabiam que nela está contida a Palavra de Deus e que ela ilumina o nosso caminho?
Alguém aqui já leu a Bíblia inteirinha?
Vamos agora fazer uma experiência?
Muitas pessoas dizem que a Bíblia tem muitas estórias, é muito grande e às vezes, até chatinha para ser lida diariamente. E o mais engraçado é que muitas dessas pessoas nunca experimentaram parar um minutinho para ler algum livro que faz parte da Bíblia. Então, como podemos saber se ela é legal ou não se nós não a experimentarmos?
Peguem cada um 1 pirulito dentro da taça e reparem o formato do pezinho. Pensem que são seus pés, em direção aos caminhos de nosso amigo Jesus. Agora coloquem na boca sem tirar a embalagem e sintam o sabor... (Explique que os pirulitos foram lavados) e deixem falar, pois com certeza reclamarão. Agora retirem a embalagem e experimentem o doce sabor...
Assim é a nossa vida com a Palavra de Deus. Devemos lavar o nosso coração, rezar e pedir a luz do Espírito Santo para iluminar a nossa mente, para que assim possamos ouvir e sentir o que Deus nos fala.
Peçam para que reparem na diferença das duas Bíblias, fechada e aberta. Quando em nossa casa a Bíblia fica exposta, servindo apenas para enfeite, ela fica cheia de poeira e assim fechada, não podemos ouvir Deus falando conosco. Nossa vida fica apagada como essa vela e nossas flores do coração, murcham, nos deixando tristes.


Já o contato diário com a Bíblia, acende a luz do nosso coração, abre os nossos ouvidos para ouvir o que Deus quer falar conosco e deixam nossas flores bonitas e cheias de vida.
Mas também há um porém...
Onde devemos guardar as Palavras de Deus em nossa vida? (Deixar que respondam)
No coração! (Pedir que peguem suas balinhas ou jujubas de coração e ofertar ao seu amigo ao lado.
Exatamente. Em nosso coração para que assim possamos passar para os nossos irmãos e não guardá-la conosco...
Termine o seu encontro reforçando a importância das Palavras de Deus em nossa vida e pedindo que não esqueçam de levar a Palavra de Deus a cada encontro da catequese.
(Escreva a Oração do Espírito Santo numa cartolina) e termine esse encontro fazendo essa oração com eles. Imprima a imagem abaixo e dê para colorir.
Paz e Bem!

7 comentários:

  1. esta dinâmica é muito interessante, pois pode ser usada também com os adultos; e como estamos no mês da Bíblia, irei usar com todos catequizandos e pais em apresentação de trabalhos catequéticos.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso, estava mesmo precisando de boas ideias,paa aplicar com minha turma de catequese.

    ResponderExcluir
  3. otimo essa dinamica

    ResponderExcluir
  4. FICO FELIZ EM VER QUE NA INTERNET SE ENCONTRA MUIIIIITA COISA BOA, CONSTRUTIVA, EDUCATIVA, RELIGIOSA QUE NOS FAZ CRESCER DIANTE DE DEUS...
    OBRIGADA JESUS POR ISSO....

    ALVERINA

    ResponderExcluir
  5. muito bom, gosstei

    ResponderExcluir
  6. boas, muito proveitoso....
    como explicar o que é a catequese sem entrar muito teologia a pais e educandos na fé que vêm trazer os filhos para o 1º ano?
    pcsousa48@hotmail.com

    ResponderExcluir