Sal da Terra e Luz do Mundo




Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Sinal da Cruz 

Canto ao Divino Espírito Santo – Vem, vem, vem, Espírito Santo...

A vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Oração inicial: Senhor, fazei que sempre busquemos ser luz para os que não trilham caminhos de vida e sal que preserva os valores do vosso reino! Amém!

Leitura Bíblica: Mt 5,13-16
“13Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14 Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16 Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.”


O que a Palavra diz? Os discípulos de Jesus são chamados a ser “sal e luz” da humanidade, isto é, responsáveis pelo mundo. São convidados a dar à comunidade “clareza, sabor e sentido” por meio das obras que realizam, não para exaltação de si mesmos, mas para a glória de Deus. 

 Vocês são o sal da terra, disse Jesus. Para que serve o sal? Serve para preservar e dar sabor.

A primeira função do sal é preservar. Antigamente, quando não existia a geladeira usava-se o sal para preservar os alimentos.

Cristão é sal para preservar, para a coisa não apodrecer. Precisamos preservar os valores familiares.

Comida sem sal não tem gosto. O sal realça o sabor do alimento. Jesus disse: ‘Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?’.

 O sal que temos para realçar o sabor da vida é nossa fé, nosso amor a Deus e ao próximo e a nossa adesão ao Evangelho do Senhor. Isso faz toda diferença. E faz de nós pessoas que trazem mais alegria e mais esperança ao mundo.

Nós somos a luz do mundo, conforme Jesus nos disse. E o que faz a luz? Ilumina. O cristão-luz ilumina o lugar onde estiver: sua casa, a escola onde estuda, o trabalho, a igreja. Iluminar é transmitir vida, energia, sentido, alegria. Iluminar é levar a luz de Cristo aos outros. Somos luz par iluminar. Precisamos evangelizar o nosso próximo.

Vamos cantar: “Sal da terra e luz do mundo”

VÓS SOIS O SAL DA TERRA
E DO MUNDO A CLARA LUZ
SAL QUE DA À VIDA O SABOR
LUZ QUE MOSTRA O CAMINHO DO AMOR

Oração final: Ó Deus, concedei-nos o verdadeiro espirito do evangelho, para que, ardorosos na fé e incansáveis no amor, nos tornemos sal da terra e luz do mundo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Santo Anjo

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *