MÊS DA BÍBLIA

O mês de setembro é um dos meses temáticos – isto significa que, além dos temas que a própria liturgia traz em cada domingo e celebração – existe um assunto que nos ajuda a refletir sobre nossa caminhada de fé.

Aclamado como “Mês de Bíblia”, este mês quer nos ajudar a aprofundar o amor pela Sagrada Escritura e situar a centralidade da Palavra de Deus em nossas vidas, seja pela reflexão e estudo seja pelas celebrações.

É evidente que a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho e está presente em todos os sacramentos que celebramos, em cada missa ou celebração da palavra que temos, alem, é claro, da oração diária, reflexão e leitura.

A leitura orante da Bíblia com o método “ler, meditar e orar” faz parte dos ensinamentos dados a todos os cristãos, e com bastante insistência, desejando que seja o alimento diário.

O mês da Bíblia surge devido principalmente à comemoração do dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30 deste mês. Ele foi encarregado pelo Papa Damaso de preparar a Bíblia em latim, revendo traduções anteriores ou fazendo novas. Lembremos que São Jerônimo viveu entre 340 a 420, portanto na segunda metade do século IV e início do século V. O Papa Damaso morreu em 385 e São Jerônimo iniciou uma série de viagens ao Oriente, passando grande parte em Belém, entregue totalmente à tradução e comentário da Sagrada Escritura. Além de sua vida austera, coerente e santa é tido como um dos melhores Padres da Igreja e é colocado como “patrono dos biblistas”.

É por isso que o quarto domingo deste mês é o domingo da Bíblia. Normalmente seria o domingo mais próximo da festa de São Jerônimo. É quando, ao comemorarmos o Dia da Bíblia, fazemos o nosso exame de consciência e os propósitos com relação não só à leitura, mas, principalmente, em colocarmos em prática a Palavra do Senhor, guiados pelo Espírito de Deus.


Dom Orani João Tempesta é Arcebispo de Belém (PA) e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB.

Fonte: RCC Pará

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *