Carta aos catequistas


Do site: www.cnbb.org.br

Itaici, Indaiatuba, 11 de outubro de 2009.

Queridos (as) catequistas,
“A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene” (Ef 6,24).

“Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15).
Estamos reunidos em Itaici, participando da III Semana Brasileira de Catequese. Aqui viemos de todos os cantos do país na certeza de que o Senhor caminha ao lado de cada catequista do Brasil. Louvamos e bendizemos ao Senhor por esta oportunidade de comunhão que reúne as diversidades, reveladoras da beleza da ação catequética manifestada em cada região desta grande nação.

“E Jesus perguntou: O que é que vocês andam conversando pelo caminho?” (Lc 24,17).
Como os discípulos de Emaús, viemos partilhar nossas dores e alegrias, sombras e luzes da caminhada catequética. Constatamos que não vivemos só uma época de mudanças, mas uma mudança de época. É nesta hora que o Espírito diz às Igrejas para encontrar novos caminhos.

“Jesus explicava para os discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele” (Lc 24,27).
No espírito do Ano Catequético Nacional, refletimos sobre a Iniciação à Vida Cristã e a missão da catequese neste processo, como parte do caminho que conduz ao seguimento de Jesus Cristo.
A partir do encontro pessoal com Jesus Cristo Vivo, queremos formar comunidades de discípulos missionários. Que pela presença amorosa de Deus em nossa vida, as nossas comunidades se tornem instrumentos do Reino, onde as pessoas façam a experiência de família, alicerçadas no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e na oração (cf. At 2,42).

“Sentou-se à mesa com os dois, tomou o pão e o abençoou, depois partiu e deu a eles” (Lc 24,30).
Em clima celebrativo, nossa oração cotidiana, a partilha da Palavra e a Eucaristia têm sido momentos enriquecedores de nossa experiência pessoal de Cristo Jesus, quando abrimos mais ainda nossos olhos para reconhecer sua presença. Deixamo-nos guiar pelas luzes do Espírito Santo, que nos orienta, a fim de que trilhemos nosso caminho fortalecidos pela graça do Senhor.

“Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém...” (Lc 24,33a).
Estamos chegando ao momento de voltar para a nossa Jerusalém, as nossas dioceses. Queremos, com alegria, contar o que aconteceu conosco neste caminho. Convidamos vocês a tomar conhecimento das reflexões desta semana, interessando-se pelo tema da Iniciação à Vida Cristã e pelos subsídios que serão publicados como fruto deste evento.
Venham caminhar conosco com coragem, enfrentando com alegria, criatividade e audácia os novos tempos de evangelização. Deixem arder os seus corações “quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24,32.35). Que Maria, a discípula fiel, interceda por nós neste caminho!


Participantes da 3ª. Semana Brasileira de Catequese

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *