Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Renovação das Promessas do Batismo


Nosso encontro do sábado foi bastante interessante. Falamos sobre batismo, pois na Missa com Crianças faríamos a Renovação das Promessa do Batismo dos catequizandos que farão a Primeira Eucaristia no dia 21 de novembro. Todos compareceram de blusa branca como foi solicitado no folder da programação. Estavam todos lindos.
Recebemos em nossa sala dois novos catequizandos provenientes da comunidade do Poço da Panela, que farão a 1ª Eucaristia juntamente com os nossos. São os irmãos Lucas Afonso e Julia.
Todo o encontro foi um ensaio para o que aconteceria na Missa. Eles souberam responder as perguntas feitas pela catequista Vânia; cantaram e rezaram o Credo.
Na Missa foi tudo bem. Todos participaram da procissão de entrada. Houve uma boa participação dos pais e padrinhos. A Igreja estava lotada.
Alguns catequizandos participaram da procissão com os símbolos do Batismo: Ana com a veste branca, Pedro Simões com o óleo santo, Mateus e Thalya com as jarras com água, Gabriella com a Palavra de Deus e carlo com a vela.
O Evangelho foi o do cego Bartimeu (Mc 10,46-52). O Pe Edwaldo perguntou qual o nome do cego; o nome do pai do cego; onde ele estava; como ele sabia que era Jesus quem passava por ali; o que foi que o cego disse; o que as pessoa disseram antes e depois de Jesus chamá-lo; o que o cego pediu a Jesus; o que Jesus respondeu e o que aconteceu depois.
A madrinha de Carlo representou os padrinhos e o pai de Vinícius representou os pais no momento de acender as velas dos catequizandos para a Renovaç~çao do Batismo. Todos estavam concentrados e responderam corretamente as perguntas do padre.
Foi um sábado maravilhoso.

Vejam as fotos no album do Picasa.

6 comentários:

  1. Foi um sábado e tanto para eles, eles estão muitos felizes para receber o Corpo de Cristo no dia 21 de Novembro e essa Renovação foi muito importante na vida deles

    ResponderExcluir
  2. Ola não é bem um comentario mas uma duvida, sou catequista e meus catequisando vão fazer a primeira comunhão e marquei a renovação do batismo para dois dias antes e fu criticado na minha Paroquia disseram que é errado fazer a renovação antes que tem que ser no dia o que vocês achan

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Primeiramente não fique preocupado com as críticas. Na minha comunidade a renovação das promessas do Batismo é na Missa, porém, conheço outras Paróquias que a Renovação é antes. O importante é saber se as crianças estavam preparadas de coração para tal renovação. Jesus certamente não está preocupado com essas formalidades e sim com o nosso coração. Agora, sem sombras de dúvidas a Renovação na Missa enriquece a celebração além de ser mais economico e prátiico.
    Fique com Deus e continue nessa caminhada, sem se preocupar com os erros, pois, só erra quem faz.
    Tente ouvir a opinião de seu pároco, ele com certeza será a melhor pessoa para te orientar.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao anônimo: A Renovação do batismo é feita na Missa, como você mesmo pode observar na foto. A Missa faz parte do Encontro de Catequese. Começamos em sala e depois vamos à Igreja para celebrar.

    ResponderExcluir
  5. a renovação pode ser feita na Missa da Iniciação Eucaristica.
    Mas se for feita em cerimonia à parte, pode ser muito mais vivida, pois há cõndiçoes de se usar simboloos e enfatizar mais claramente o sentido do sacramento, ssim como o Evangelho pode ser ptoprio (Jo 3,1-10, por exemplo).
    Há a oportunidade de perceber que não é um adendo, e não fica "perdido" na festa da Iniciação.
    Nam minha Paroquia fazemos em outro dia, mesmo bem antes da Iniciação Eucaristica
    Abraços Deus abençoe a Todoso

    ResponderExcluir
  6. Para valorizar o Sacramento do Batismo, e não apenas ficar como um adeno à Iniciação Eucaristica, inclusive usando simbolos do memso e Evangelho proprio (Jo 3,1-10), pos exemplo)., acho importante que seja feito em outro dia.
    Nós fazemos em dia proprio e é muito frutuoso
    Abraços
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir