CURSO BÍBLICO - LIÇÃO Nº 14

A Ressurreição (Lc 24,13-35)
Leitura Bíblica: Lc 24,1-2

Vamos conferir na Bíblia ou no Esquema da lição nº 05 os títulos que ocorrem nesta parte...

1. Jesus morreu em torno do ano 33. Lucas escreveu por volta do ano de 85. Nós estamos lendo o Evangelho no alvorecer do terceiro milênio. A diferença no tempo é muito grande. No ano de 85, Lucas fez com as comunidades o mesmo que Jesus fez com os discípulos de Emaús: tentou abrir os olhos das pessoas e ajudá-las a experimentar a presença de Jesus no meio delas.

2. O objetivo que a leitura do Evangelho de Lucas quer alcançar em nossas vidas é o mesmo que Jesus conseguiu alcançar com o povo das comunidades do ano de 85: fazer arder o coração e fazer com que o reconheçamos na partilha e na fração do pão.
(Do livro "O avesso é o lado ceto" de Carlos Mersters e Mercedes Lopes - CEBI/Paulinas)

3. O coração da fé cristã é a morte e a ressurreição de Jesus. Esse mistério central afunda suas raízes no mais profundo da condição humana: o fato de todos nós caminharmos para a morte, que se torna ou o grande terror ou a grande interrogação. Depois de tudo, morrer? A ressurreição de Jesus é uma resposta a essa interrogação, desfazendo o terror: depois de toda a vida, existe a vida em plenitude.

4. Contudo, como chegar à vida em plenitude? Seguindo o caminho de Jesus, que é o caminho da verdade e da justiça. É esse caminho que leva à vida com sentido já neste mundo, ou seja à plenitude da vida depois desta. O salmo 112,6 já mostrava qiue "a memória do justo é para sempre". Jesus é o justo que está vivo na vida de Deus e na memória dos homens, continuando a sua palavra e ação através da vida de todos os que com ele se comprometem.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *