Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

domingo, 31 de julho de 2011

CATEQUESE E LEITURA ORANTE DA BÍBLIA - 2ª parte


A Leitura Orante da Bíblia

Uma antiga prática vem sendo muito estimulada atualmente: trata-se da Leitura Orante da Bíblia, uma leitura meditada e orante da Sagrada Escritura. O objetivo dessa prática é o encontro com o Senhor. Foi Guigo II quem construiu um sistema (como uma escada) de quatro passos ( com degraus. Esses passos são:

1) lectio (leitura),

2) meditatio(meditação),

3) oratio (oração) e

4) contemplatio (contemplação).

Como traduzir essa prática na catequese? Eis algumas sugestões amadurecidas na prática de diversos grupos:

a. Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar! É importante acalmar a mente e o coração para começar;

b. Prepara-se o texto bíblico. Preferencialmente textos curtos (narrações ou parábolas);

c. Inicia-se com uma oração ao Espírito Santo (pode ser cantada);

d. Lectio: ler com calma e atentamente o texto da Bíblia. Reler o texto para entender o que o texto diz. Imaginar as pessoas, o lugar, as coisas (“entrar” na cena). Reconstruir o texto com o grupo.

e. Meditatio: meditar, procurando ver o que a Palavra de Deus tem a nos dizer, atualizando o texto e ligando-o com a vida.

f. Oratio: rezar, interiorizando o que o texto nos leva a dizer a Deus. Falar com o próprio Deus (ouvir, agradecer).

g. Contemplatio: contemplar o mistério de Deus na nossa história e buscar compromissos para viver a Palavra de Deus. Prestar atenção ao mistério e ver qual palavra ou frase mais tocou a vida (memorizá-la ou escrevê-la).

Na catequese com Leitura Orante da Bíblia, o momento da leitura da Palavra é de fundamental importância. Por isso, é muito significativo que se tenha a preocupação de criar um ambiente favorável ao clima de oração. Lembremos que a leitura da Palavra nessa hora deve ser acima de tudo “orante”. Para isso, é importante que se proceda de uma forma “ritual”, isto é, procurando conferir solenidade ao que se vai fazer. Solenizando a leitura da Palavra no encontro da catequese, o catequizando vai compreendendo e familiarizando-se com o espírito celebrativo da Igreja, a importância e o significado dos gestos, da postura, dos cantos, dos símbolos, das cores, enfim, tudo o que faz parte da liturgia da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário