Em busca da vida, o povo muda a história-Reino de Israel


Este é o volume Nº 6 (B)Em busca de vida, o povo muda a história(/B) aqui você encontra uma visão geral sobre o Reino de Israel, ao norte da terra de Israel. Apresenta os fatos mais significativos da atuação de alguns reis - até a queda da Samaria, a capital - de profetas e dos escritos desse período.

Cf. SOARES, Paulo Sérgio. Em busca da vida, o povo muda a história: Reino de Israel (aprox. 931-722 a.E.C.). São Paulo: Paulinas, 2002. p.63. (Visão global, 6).

Assim termina a história do reino do Norte, na visão do autor deuteronomista. Sua consideração final sobre a derrocada de Israel encontra-se em 2 Rs 17,7-41. Nos versículos 22-23 ele é taxativo: “Os filhos de Israel imitaram o pecado que Jeroboão cometera e dele não se afastaram, até que finalmente o Senhor baniu Israel de sua presença, como o havia anunciado por intermédio de seus servos, os profetas; deportou Israel para longe de sua terra, para a Assíria, onde está até hoje”. E, em 18,12, arremata: “Isso aconteceu porque eles não escutaram a palavra do Senhor, seu Deus, e violaram sua aliança, não obedecendo a tudo que prescrevera Moisés, servo do Senhor. Não o ouviram nem puseram em prática”.

Contudo, a prática religiosa no reino do Norte, Israel, descentralizada, era mais popular e trazia traços mais autênticos do mosaísmo e do javismo do que a religião do reino do Sul, Judá, centralizada e manipulada teologicamente pela ideologia davídica da corte.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *