Corpus Christi


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
Na quinta-feira,11/06/20, a igreja comemora a festa de Corpus Christi, a festa do Corpo de Deus.

Sinal da Cruz

Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Oração inicial: Senhor Jesus, tu reuniste teus amigos ao redor da mesa para dar-lhes teu corpo e teu sangue no pão e no vinho. Ajuda-nos a entender o imenso amor que esse gesto nos revela. Alimentai-me, Senhor, e concedei-me a graça de viver sempre contigo, em tua companhia. Amém!

Jesus instituiu a Eucaristia na Quinta-feira Santa. Mas, nós não pudemos comemorar a festa do Corpo de Cristo nesse dia, porque estávamos tristes relembrando a Paixão e Morte de Jesus. Por isso, a Igreja reservou a primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, para a solenidade da festa de Corpus Christi.

Leitura Bíblica Jo 6,51-58

“51 E Jesus continuou: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.»
52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?» 53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. 57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre.»

O que a Palavra diz? 
A) Quem é Jesus? 
B) O que acontece com quem come deste pão? 
C) O que é este pão e para que serve? 
D) O que as autoridades dos judeus começaram a discutir entre si? 
E) O que Jesus respondeu? 
F) O que acontece com quem come a carne e bebe sangue de Jesus?

Algumas coisas só entendem quem tem o coração aberto.

Jesus afirma que quem come da sua carne e bebe do seu sangue vive nele e ele vive nesta pessoa.  E mais: quem comer deste pão viverá eternamente. Mas, quem não comer deste pão e não beber do seu sangue, não terá a vida eterna.

Jesus mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. É a sua presença real, com seu corpo, alma, sangue e divindade.
A Eucaristia é o momento mais especial da Igreja para alcançarmos uma vida unida a Jesus. Os cristãos devem ir todos os domingos na missa, a fim de encontrar-se com Jesus, nosso alimento. Alimentamo-nos Dele no pão eucarístico, na esperança de com Ele ressuscitarmos e, dessa forma, vivermos eternamente.

A palavra Eucaristia quer dizer Ação de Graças, onde fazemos memória da vida, morte e ressurreição de Jesus. É o louvor do Senhor e da sua igreja.

O que o texto diz para mim, hoje? 
Jesus diz que eu preciso dele, preciso me alimentar dele para ter a vida. Ele quer viver em mim e quer que eu viva nele.

O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, com o Padre Zezinho:
Daqui do meu lugar, eu olho teu altar,
 e fico a imaginar aquele pão aquela refeição,
 partiste aquele pão e o deste aos teus irmãos,
 criaste a religião do pão do céu do pão que vem do céu,
somos a igreja do pão, do pão repartido e
do abraço e da paz,
somos a igreja do pão,
do pão repartido e do abraço e da paz,

Algumas doutrinas, como a Eucaristia, precisam ser compreendidas não apenas com a cabeça, mas, principalmente, com o coração.

–Santo Antônio dizia: “No altar, sob as aparências de pão e de vinho, está presente o próprio Jesus, vivo e glorioso, revestido daquela carne humana com que outrora Ele se ofereceu e, ainda hoje, continua se oferecendo todos os dias como vítima ao divino Pai”.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

*Milagre eucarístico de Lanciano.
O Milagre aconteceu no século VII d.C. na pequena Igreja de S. Legonziano, pela dúvida que teve um monge da Ordem Basiliana sobre a verdadeira presença do Cristo na Eucaristia. Durante a celebração da Santa Missa, depois da Consagração, a hóstia transformou-se em Carne Viva e o vinho tornou-se Sangue Vivo, Aglutinado em cinco glóbulos irregulares e de diversas formas e tamanhos.
Após várias inspeções efetuada pela Igreja a partir de 1574, um exame científico foi efetuado em 1970-71 e outra vez em 1981 pelo Professor Odoardo Linoli, catedrático de Anatomia e Histologia Patológica e Química e Microscopia Clínica, coadjuvado pelo Professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Siena. Os resultados das análises, efetuadas de forma rigorosamente científica e documentada por uma série de fotografias ao microscópio, são os seguintes:


· A Carne é carne verdadeira. O Sangue é sangue verdadeiro. A Carne e o Sangue pertencem à espécie humana. A Carne é um CORAÇÃO completo na sua estrutura essencial. A Carne contém, em seção, o miocárdio, o endocárdio, o nervo vago, no considerável espessor do miocárdio, o ventrículo cardíaco esquerdo.

· A Carne e o Sangue pertencem ao mesmo grupo sanguíneo: AB.


* O dia em que os cães farejadores detectaram Alguém vivo no Sacrário.

Foi em 1995, durante a viagem apostólica do papa São João Paulo II aos Estados Unidos, dentro de uma capela “vazia”…

Segundo o relato, o Santo Padre estava em Baltimore, visitando o seminário de Santa Maria, e quis fazer uma visita não programada à capela do Santíssimo Sacramento. Os responsáveis pela sua segurança percorreram imediatamente todas as dependências do edifício com cães farejadores, daqueles que ajudam a localizar pessoas em desabamentos de prédios e catástrofes naturais, a fim de certificar-se de que não houvesse eventuais indivíduos escondidos no local.


Os cães também fizeram o seu trabalho dentro da capela, supostamente vazia. Quando chegaram diante do Sacrário, porém, eles pararam e ficaram olhando fixamente, como procedem quando detectam uma pessoa escondida entre escombros. De olhos fixos no Sacrário, eles cheiravam, grunhiam e se recusavam a sair do local. Para eles, havia ali dentro uma pessoa escondida.
Os cães só se retiraram depois de receber ordens dos seus responsáveis.


No dia de Corpus Christi, os cristãos enfeitam as ruas formando um tapete desenhado para que o sacerdote caminhe sobre ele levando o Santíssimo Sacramento, acompanhado pelos fiéis em procissão. 
Este ano não será possível por conta da pandemia. A missa será online, pelas redes sociais. Participem! Podemos desenhar e pintar um tapete no papel e colocar no nosso altar. Eu já fiz o meu...
Deixarei um tapete para quem quiser imprimir e colorir.
Oração final: Jesus, amado do Pai, é grande o mistério de tua presença no pão e no vinho consagrados. É o mistério da fé e do amor. Nós te agradecemos esse presente e pedimos que nos ajudes a participar sempre da Eucaristia, onde tu permaneces entregando-te a nós para que tenhamos mais vida. Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém!

Rezar Pai-Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *