Sagrado Coração de Jesus

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!  Para sempre seja louvado!

Este encontro  você pode ver no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rjs32D38cH4&feature=youtu.be

(Na sexta-feira, 19/06/20, vamos comemorar a solenidade do Sagrado Coração de Jesus.)
Sinal da Cruz
 Vamos acender a vela, sinal da luz da nossa fé que ilumina nossos passos.

Vamos pedir a ajuda do Espírito Santo, cantando: vem. Vem. Vem, Espírito Santo...

Oração inicial:
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas do seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 25 Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.
28 Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. 29 Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. 30 Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.»

O que a Palavra diz?
A)     O que Jesus disse, naquele tempo?
B)     Quem conhece o Filho?
C)      Quem conhece o Pai?
D)     O que Jesus dará a quem estiver cansado de carregar o peso de seu fardo e for até Ele?
E)      Como é a carga e o fardo de Jesus?

Refletindo
Jesus nos faz um belo convite: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, seus problemas, suas dificuldades, sua incapacidade de perdoar, de amar, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e libertadores. A carga que eu ponho sobre vocês é leve.

E é isso que ele propõe para todos quando diz: "Vinde a mim todos!".

Quero agradecer a todos que me incentivaram, pois tenho aprendido bastante e é bom demais compreender as coisas. Por exemplo: Eu não entendia por que cada ano mudava a data da solenidade do Sagrado Coração de Jesus...agora sei que foi o próprio Jesus que pediu que essa solenidade acontecesse na primeira sexta-feira após a oitava da solenidade de Corpus Christi, ou seja, na segunda sexta-feira após Corpus Christi. Este ano acontecerá no dia 19/06.

A nossa Paróquia de Casa Forte tem mais de cem anos e é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração, de um modo visível, aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23);

E na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). 
Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus feito em 1675 a Santa Margarida Maria Alacoque: Ela teve umas revelações em que Jesus pedia que houvesse a solenidade do Seu Sagrado Coração, onde lhe segredou na aparição de 27 de Dezembro de 1673: «O meu Coração está apaixonado pelos homens, e não pode conter por mais tempo as chamas que o inflamam.» Posteriormente, a 16 de Junho de 1675, desabafou: "Eis o meu Coração que tanto amou os homens e que a nada se poupou até se esgotar e se comunicar para lhes testemunhar todo o seu amor; em recompensa Eu não recebo da parte deles senão ingratidões, pelas irreverências e pela frieza e desprezo que têm por Mim neste sacramento de amor.»
Numa de suas revelações, Jesus fez doze promessas às pessoas devotas do seu Sagrado Coração. (Estas promessas estarão no próximo post. )

Eu li um artigo de Lilian Carvalho na Revista Mensageiro do Sagrado Coração de Jesus, de junho/18, que dizia o seguinte: “Contemplar o Sagrado Coração de Jesus é permitir  que a chama do seu Amor Divino queime em nós as vaidades, arrogâncias, egoísmos, comodismos; alimente em nós a esperança de ser alguém melhor e de mudar o mundo a partir de nós mesmos. Muito longe de buscar compreender o Mistério, deixemo-nos apaixonar por Ele na certeza de que Ele mesmo alimentará nossa fé no amanhã e sustentará nossa perseverança no amor.

Da devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasceu o Apostolado da oração, no ano de 1844, do qual faço parte.

O Apostolado da Oração é uma maneira de ajudar, todos os dias, a missão de Cristo na Igreja através da oração e da revisão de vida, sendo missionários em qualquer lugar onde estiverem: em casa, na família, na escola, no grupo da Igreja, no grupo de amigos.

Nasceu na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias, tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. 

É o Oferecimento Diário e que será nossa oração final.

Oração final: Oferecimento diário
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo.
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunhas do teu amor: Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês: para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando-se tocar pelo Coração de Jesus. Amém!

Rezar:
Pai Nosso, Ave-Maria e Santo Anjo – 

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Coração Santo, Tu reinarás; o nosso encanto, sempre serás. 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!  Para sempre seja louvado!

Fontes: Bíblia Pastoral, Manual do Coração de Jesus, Mensageiro do Coração de Jesus, https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/2018/12/mt-1125-30-vinde-mim-todos.html

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *