Estante Bíblica



Setembro é o mês dedicado à Bíblia. Na nossa catequese fazemos gincanas e brincadeiras bíblicas durante todos os encontros.
Portanto, postarei várias gincanas e dinâmicas para ajudar aos catequistas que se interessarem.

Estante Bíblica
Este jogo catequético é bastante eficaz para trabalhar a Bíblia.
O catequista precisará de:
27 caixas de fósforo (se for trabalhar o Novo Testamento); ou 46 caixas de fósforo (se for trabalhar o Antigo Testamento), para os livros da Bíblia;
Papelão ou isopor (para fazer a estante);
Cartolina ou outro papel (para embrulhar as caixas de fósforo).


Primeiramente o catequista irá embrulhar as caixas de fósforo. Cada caixa representará um livro da Bíblia. Cada caixa deverá ter escrita nela o nome de um livro. Deverá ser confeccionada também, uma pequena estante (papelão, isopor, ou outro material duro).
A turma será dividida em grupos. Cada grupo irá jogar desta maneira:
As caixinhas estarão todas misturadas. Na Bíblia, o grupo irá conferir a seqüência dos livros. O grupo que organizar na estante o maior número de livros em um determinado tempo (30 segundos, 1 minuto, por exemplo) irá vencer o jogo.

Variação do jogo: Os livros podem ser escondidos pelo ambiente. Todos irão procurar por eles, e, a medida que os encontrarem irão na estante organizá-los, pondo-os em ordem (esta variação é bastante interessante, pois, os catequizandos fixarão bem o número de livros e a seqüência em que eles se organizam, pois, todos irão ajudar a organizar a estante).
O objetivo deste jogo é mostrar que a Bíblia é um conjunto de livros. Fazer relação da palavra Bíblia com seu significado “biblioteca”.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *