Uma jovem chamada Maria


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
Sinal da Cruz –Traçar sobre si o sinal da cruz, sinal de nossa fé.

Acender a vela, que é sinal da luz da Palavra de Deus que ilumina nosso caminho e recorda a luz que Maria trouxe ao mundo.

Oração inicial:

Pai bondoso, quando chegou a hora certa, tu enviaste teu Filho Jesus à terra. Por isso convidaste Maria de Nazaré para ser mãe de Jesus. Ensina-nos a te dizer sempre SIM, como fez Nossa Senhora. Amém!

Deus não desiste da humanidade.

Depois do dilúvio, as pessoas continuaram a se distanciar de Deus, preferindo o caminho da serpente. Depois de muitas tentativas, finalmente Ele decide enviar seu próprio Filho ao mundo. Para isso, pediu a colaboração de uma jovem chamada Maria. Maria pertencia a uma família simples de uma cidade chamada Nazaré, atual Israel. Ela procurava viver conforme a Lei de Deus e, por isso, observava os mandamentos. Para sua surpresa, um dia Maria recebeu uma visita especial...

Leitura: Lc 1,26-38
“26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27 Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» 29 Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. 30 O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» 34 Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» 35 O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. 36 Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. 37 Para Deus nada é impossível.» 38 Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou.”
O que a Palavra diz?
a)      Quem foi enviado a Nazaré?
b)      Para quem ele foi enviado?
c)      O que o anjo disse?
d)      Como reagiu Maria?
e)      Que notícia o anjo deu a Maria?
f)       O que ela perguntou?
g)      Qual foi a resposta do anjo?
h)      Ao final do diálogo, qual foi a decisão de Maria?
i)        Quais as palavras que ela disse ao anjo?

A mãe de Jesus Cristo.

Maria não compreendeu como poderia ser mãe, pois era apenas noiva de José. Mas o anjo explica que seria pela ação do Espírito Santo que ela seria mãe e daria o nome de Jesus. Maria disse: “Eis a serva, faça-se!”. Como mãe, ela o carregou no colo, amamentou-o, ensinou-o a caminhar, a falar e muitas coisas mais. Para Deus tudo é possível. Isso mostra que Jesus é humano por ser filho de Maria, e é divino porque é Filho de Deus. Como Jesus é Deus que veio a esta terra, Maria é chamada Mãe de Deus.

Maria é uma só e cada país ou região do mundo homenageia a Mãe de Deus com títulos diferentes.
 
Uma breve parábola pode ajudar o entendimento:

Muito nomes para a única Mãe de Jesus e nossa.

Um dia, uma mulher perguntou para sua vizinha:
_ Não entendo por que há tantas Nossas Senhoras: Fátima, Lourdes, Aparecida... Umas são representadas de um jeito, outras, de outro; umas são brancas, e outras negras. Como entender que é uma só?
A vizinha respondeu:
_ É simples. Você se chama Júlia, mas seu filho a chama de mamãe, seu esposo a chama de querida, sua mãe a chama de filha. No mercado, a chamam de freguesa, eu a chamo de vizinha. São muitas formas de se dirigir a você. Cada um tem um olhar sobre a mesma pessoa.
Assim ocorre com Maria, Mãe de Deus e nossa mãe. Uns a veem com a cor do seu povo, outros colocam roupas típicas de sua região, mas todos sabem que ela é Maria, a Rainha do céu e da terra.

Viver o Batismo.

O Batismo nos aproxima de Cristo, nos faz participar de uma grande família, que é a Igreja. Nessa família, há uma mãe querida: a Mãe de Jesus. Jesus quis que sua mãe fosse também nossa mãe.

Oração final:
Pai de Jesus e nosso Pai, ao escolher Maria para Mãe de Cristo, tu pensaste em todos nós. Jesus, na cruz, antes de morrer, nos deu Maria como mãe de toda a humanidade. Queremos te agradecer por essa mãe tão querida. Ela nos acompanha. Que ela nos mostre o caminho que conduz a Jesus. Amém!

Rezar: Pai-Nosso, Ave Maria, Santo Anjo e Glória.


Fonte: Casa da Iniciação Cristã 1
            Bíblia Pastoral

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *