COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO




O Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominado Terço – e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz.

Rezar o Terço diariamente nos fortalece na fé em Deus, Jesus, Espírito Santo e na Santa Virgem Maria, sempre tão presente em nossas vidas.

Inicia-se o terço com o Sinal da Cruz, oferecimento do terço e a oração preparatória.

A cruz no rosário representa nossa Profissão de Fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Credo (Creio em Deus).  A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usadas para rezar um Pai-Nosso e três Ave-Marias na intenção de invocar a Santíssima Trindade em nossa vida, na sequência reze um Glória ao Pai (não considerado nas contas).

Inicia-se então a citação dos santos mistérios do Rosário, conforme os dias da semana: 

Às segundas e sábados são citados os Mistérios Gozosos; 

Às terças e sextas-feiras, os Mistérios Dolorosos; 

Às quartas e domingos, os Mistérios Gloriosos; 

E às quintas, os Mistérios de Luz.

Faz-se a citação do primeiro mistério, meditando sobre o fundamento dele e utiliza-se a próxima grande conta isolada para acompanhar o Pai-Nosso em saudação a Jesus e as dez contas pequenas agrupadas em seguida são usadas para auxiliar na contagem das dez Ave-Marias em saudação a Virgem Maria.

Após a décima Ave-Maria reza-se o Glória ao Pai e a Jaculatória que é a oração de Nossa Senhora de Fátima pedindo a redenção das almas: “Oh meu Jesus, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

Repete-se a mesma sequência para cada mistério contemplado até o final.  

Encerra-se o terço com a oração de agradecimento, a Salve-Rainha, a Ladainha de Nossa Senhora, a Consagração a Nossa Senhora e o Sinal da Cruz. 

O mais importante de tudo é que a oração das dez Ave-Maria seja feita com muita fé e humildade, saudando nossa Santa Mãe e mantendo-se em mente a meditação do que prega o mistério anunciado.

CADA AVE-MARIA REZADA É UMA ROSA QUE O CRISTÃO DEPOSITA AOS PÉS DA VIRGEM MARIA!

A meditação faz com que nossa fé e nossa confiança em Jesus e Maria sejam aumentadas, dando-nos a certeza da sagrada presença. “Onde uma ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome aí estarei EU no meio deles!” esta afirmação é do próprio Jesus.

Rosário, uma Chuva de Graças!


“Maria é a estrela da nova evangelização”, tem afirmado com frequência o Santo Padre. Basta começar a rezar o Terço, que uma chuva de graças envolve a pessoa, a esperança renasce, os problemas mais difíceis se resolvem, quase por si, e a paz volta a reinar nos corações. É assim, com suavidade maternal, que Maria conduz os seus devotos para Jesus.

MEDITAÇÃO DO ROSÁRIO

Aqueles que oram o terço ou rosário diariamente passeiam na verdade bíblica, o novo testamento contido em uma oração, que nos mostra a nossa redenção e salvação.

O terço não é uma oração repetitiva, é mais que uma devoção: é um caminho que nos mostra a porta de entrada da salvação: Jesus.

Não passe um dia sem orar o rosário e essa oração diária lhe dará uma reflexão sobre os mistérios da fé.  Partilhem com os irmãos para que a compreensão atinja vossos corações e aqueles ainda que não são devotos do terço possam a partir dessa leitura juntarem-se aos milhões de fiéis devocionários.

Mensagem do Papa Francisco

O Vaticano publicou esta semana a Carta do Papa a todos os fiéis para o Mês de Maio de 2020, uma mensagem do Santo Padre aos católicos, com duas orações especiais para o mês dedicado a Nossa Senhora.

De acordo com o Papa, “Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no Mês de Maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: vocês poderão decidir de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para o fazer bem: a simplicidade. E é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”.

Além disso, o Papa Francisco também propõe duas orações a Nossa Senhora, a serem rezadas no fim do Terço: “eu mesmo as rezarei no mês de maio, unido espiritualmente convosco”.

Oração a Maria 1

Ó Maria, Tu resplandeces sempre no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Ti, Saúde dos enfermos, que permaneceste junto à cruz, associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que providenciarás para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois deste momento de provação.
Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos à vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser, Ele que assumiu sobre Si os nossos sofrimentos e carregou as nossas dores para nos guiar, através da cruz, à alegria da ressurreição.

Amém!

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém

 Oração a Maria 2

«À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.

Ó Virgem Maria, volta para nós os teus olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus, e conforta quantos se sentem perdidos e choram pelos seus entes queridos falecidos e, por vezes, sepultados de um modo que fere a alma. Ampara os que estão angustiados pelas pessoas doentes de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infunde confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências na economia e no trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, implora por nós a Deus Pai de misericórdia, para que esta dura provação termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervém junto do teu Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e que abra o coração deles à confiança.

Protege os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha o seu esforço heroico e dá-lhes força, bondade e saúde.

Permanece junto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e dedicação evangélica, procuram ajudar e apoiar a todos.
Virgem Santa, ilumina as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem soluções justas para vencer este vírus.

Assiste os Responsáveis das Nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima, toca as consciências para que os enormes montantes de dinheiro, usados para aumentar e aperfeiçoar os armamentos, sejam antes destinados a promover estudos adequados para prevenir semelhantes catástrofes no futuro.

Mãe amorosa, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que une a todos, para que, com espírito fraterno e solidário, possamos ir em auxílio de tantas pobrezas e situações de miséria. Encoraja a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos atribulados e alcança-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão onipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.


Confiamo-nos a Ti, que resplandeces no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *