Quinta-feira -Mistérios Luminosos


Orações do Santo Rosário – O Terço


Sinal da cruz (é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade):

Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração preparatória

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazeis que apreciemos, retamente, todas as coisas, segundo o  mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade com o Espírito Santo, Amém.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

 Creio em Deus

Ceio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Jaculatória

Óh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.


MISTÉRIOS DA LUZ – (A humildade, os milagres e o eterno Amor)
1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS
Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.   Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor.

Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. “Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina”(Jo 1,9). “Quem me segue…”- disse Jesus – terá a luz da vida”(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos “filhos da luz” (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.

Batismo de Jesus – Enquanto Cristo desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós (cf 2Cor 5,21), o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava.

2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
Contemplamos sua auto-revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção à Salvação dos Homens fazendo seu primeiro milagre.

Auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná – Mistério de luz é o inicio dos sinais em Caná (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre a fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crê.

3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão.   Jesus nos convida a nos convertermos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna.   O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens.

Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão – Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente da reconciliação confiado à sua Igreja (cf Jo 20,22s)

4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO
Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essência divina.   Sua Luz nos orienta a seguir os caminhos do bem.

Transfiguração de Jesus – Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o “escutem” (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.

5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Contemplamos a instituição da Eucaristia.   Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas.   É a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade.   Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade.

Instituição da Eucaristia – Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até o extremo” o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício.

Agradecimento do Terço

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém

Oração a Maria 1

Ó Maria, Tu resplandeces sempre no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança.
Confiamo-nos a Ti, Saúde dos enfermos, que permaneceste junto à cruz, associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.

Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que providenciarás para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa depois deste momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a conformar-nos à vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser, Ele que assumiu sobre Si os nossos sofrimentos e carregou as nossas dores para nos guiar, através da cruz, à alegria da ressurreição.
Amém!

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém

 Oração a Maria 2

«À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus».

Na dramática situação atual, carregada de sofrimentos e angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua proteção.

Ó Virgem Maria, volta para nós os teus olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus, e conforta quantos se sentem perdidos e choram pelos seus entes queridos falecidos e, por vezes, sepultados de um modo que fere a alma. Ampara os que estão angustiados pelas pessoas doentes de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infunde confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências na economia e no trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, implora por nós a Deus Pai de misericórdia, para que esta dura provação termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervém junto do teu Divino Filho, pedindo-Lhe que conforte as famílias dos doentes e das vítimas e que abra o coração deles à confiança.

Protege os médicos, os enfermeiros, os agentes de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na linha da frente arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha o seu esforço heroico e dá-lhes força, bondade e saúde.

Permanece junto daqueles que, noite e dia, assistem os doentes e dos sacerdotes que, com solicitude pastoral e dedicação evangélica, procuram ajudar e apoiar a todos.

Virgem Santa, ilumina as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem soluções justas para vencer este vírus.

Assiste os Responsáveis das Nações, para que atuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e econômicas com clarividência e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima, toca as consciências para que os enormes montantes de dinheiro, usados para aumentar e aperfeiçoar os armamentos, sejam antes destinados a promover estudos adequados para prevenir semelhantes catástrofes no futuro.

Mãe amorosa, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que une a todos, para que, com espírito fraterno e solidário, possamos ir em auxílio de tantas pobrezas e situações de miséria. Encoraja a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração.

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos atribulados e alcança-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão onipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal.

Confiamo-nos a Ti, que resplandeces no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *