Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

sábado, 23 de outubro de 2010

Resumo dos livros da Bíblia-Novo Testamento-Mateus


JESUS, O MESTRE DA JUSTIÇA

Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa: «Deus está conosco» (Mt 1,23). À medida que lemos este Evangelho, vamos descobrindo o significado desse título: Deus está presente em Jesus, comunicando a palavra e ação que libertam os homens e os reúnem como novo povo de Deus. As últimas palavras de Jesus (Mt 28,20) são uma promessa de permanência: «Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo». Essas palavras, dirigidas ao grupo dos discípulos, mostram que Mateus vê a comunidade cristã como semente do novo povo de Deus, povo que é o lugar onde se manifestam a presença, ação e palavra de Jesus.

Segundo Mateus, Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Essa realização ultrapassa as expectativas puramente terrenas e materiais dos contemporâneos de Jesus, que esperavam apenas um rei nacionalista para libertá-los da dominação romana. Frustrados em suas expectativas, eles o rejeitam e o entregam à morte. Por isso, a comunidade reunida em torno de Jesus torna-se agora a portadora da Boa Notícia a todos os homens, a fim de que eles pertençam ao Reino do Céu.

Logo de início, Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça: «devemos cumprir toda a justiça» (3,15). O restante do Evangelho mostra que, através da palavra e ação, Jesus vai educando a comunidade cristã para a prática dessa justiça, isto é, vai ensinando como se deve realizar concretamente a vontade de Deus.

De todos os evangelistas, Mateus é aquele que apresenta didática mais clara. Entre o prólogo (Mt 1-2) e a narrativa da morte e ressurreição de Jesus (26,3-28,20), ele organiza o assunto de todo o seu Evangelho em cinco livrinhos, cada um contendo uma parte narrativa seguida de um discurso. Lendo atentamente, podemos perceber que Mateus escolheu os episódios de cada parte narrativa, de modo a ilustrar o discurso seguinte. E o discurso, por sua vez, resume e explica o que está contido nessa narrativa. Assim a palavra de Jesus é sempre apresentada como resultado de uma ação, e toda ação é sempre ensinamento, anúncio.

A comunidade cristã, lendo Mateus, é convidada a olhar para dentro de si mesma, a fim de descobrir a presença de Jesus, que ensina a prática da justiça. Desse modo, a comunidade aprenderá a dizer a palavra certa e a realizar a ação oportuna, no tempo e lugar em que está vivendo.

Fonte: Biblia Pastoral

5 comentários:

  1. OLA; TEREZA:
    MUITO LINDA ESTA COLOCAÇÃO SUA DO RESUMO DA BIBLIA,PARABENS, SE TODOS PRESTACEM A ATENSÃO NO CHAMADO DE MATEUS E COMO ELE OUVIU AVOZ DE CRISTO O MUNDO SERIA OUTRO,FORAM APENAS SETE PALAVRAS E UMA MUDANSA DE VIDA.MUITO LINDO TUDO VOCE POSTA EM SEU BLOG.
    DO AMIGO JOSE
    BEIJOS E FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas a você que fez este comentário, mas o nosso blog não pode tomar partido, de acordo com a orientação da CNBB.
    “A CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade
    humana.
    Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus
    para todo o Povo Brasileiro. “
    Brasília, 08 de outubro de 2010

    Dom Geraldo Lyrio Rocha Dom Luiz Soares Vieira
    Arcebispo de Mariana Arcebispo de Manaus
    Presidente da CNBB Vice-Presidente da CNBB

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADO VC ME AJUDOU MUITO QUE DEUS TE ABENÇOE E TE GUARDE POR TODA A SUA VIDA ...
    DEUS É FIELL
    DEUS USOU A SUA VIDA PARA ME ABENÇOAR
    MUITO OBRIGADO MESMO

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO QUE DEUS TE ABENÇOE
    ESSE RESUMO FICOU OTIMO
    ESTAVA PRECISANDO DELE
    QUE DEUS TE GUARDE POR TODA A SUA VIDA
    MUITO OBRIGADA MESMO !!!

    ResponderExcluir