Arquidiocese lança CF e alerta sobre risco ambiental



Missa da Quarta-feira de Cinzas terá caminhada de conscientização até manguezal do Pina

Este ano, o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) na Arquidiocese de Olinda e Recife, vai além da tradicional Missa de Cinzas. O arcebispo, dom Fernando Saburido, pretende fazer da data um dia de conscientização e mobilização social em prol do meio ambiente. A CF 2011 que tem como tema 'Fraternidade e Vida no Planeta', convida a todos, especialmente os cristãos católicos, a dedicar um cuidado especial à natureza, por isso a Celebração Eucarística, será às 16h, no dia 9 de março, no Convento de São Félix de Cantalíce, no Pina. De lá, dom Fernando, os concelebrantes e os fieis farão uma caminhada até o mangue para chamar a atenção da população para os riscos ambientais que a construção da Linha Verde, projeto que promete desafogar o trânsito da Zona Sul do Recife, e de empreendimentos privados causará à área.

A proposta do local do lançamento e da caminhada surgiu em uma reunião entre o arcebispo e o conselho pastoral da Arquidiocese. A CF propõe não só a reflexão, mas a ação. “A idéia é celebrar a missa e fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade em um local com eminente risco ambiental. Seguindo assim o método Ver-Julgar-Agir proposto pela CNBB”, afirmou dom Fernando Saburido. O lugar e a forma como será feito o lançamento foi decidido após a avaliação de diversas sugestões de locais cujos recursos naturais estão ou serão afetados.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como objetivos, por meio da CF, educar o indivíduo para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor e nas exigências centrais do Evangelho. Além disso, renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade, de fato, justa e solidária. Para que o cristão católico viva intensamente, no período da Quaresma o tema da Campanha da Fraternidade, tendo como finalidade a aplicação dos ensinamentos de Jesus, a CNBB dispõe, desde 1962, de diversos instrumentos, como textos de formação, reflexão e oração, que podem e devem ser trabalhados por toda Igreja.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Em 2011, as atenções se voltam para as florestas. A idéia de educar para conscientizar é uma preocupação mundial. Segundo a Carta da Terra - declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica -, ‘a tomada de consciência dessa realidade é profundamente formadora. O meio ambiente forma tanto quanto ele é formado ou deformado. Precisamos de uma ecoformação para recuperar a consciência dessas experiências cotidianas. Na ânsia de dominar o mundo, elas correm o risco de desaparecer do nosso campo de consciência, se a relação que nos liga a ele for apenas uma relação de uso’.

A Campanha começa na Quarta-feira de Cinzas e tem duração de um ano. No Domingo de Ramos, todas as paróquias do Brasil realizam a coleta da solidariedade. A quantia arrecadada é usada pela Arquidiocese de Olinda e Recife e pela CNBB em projetos relacionados ao tema.

Campanha da Fraternidade – É um projeto realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela teve a sua primeira edição no ano de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano de 1964, ela foi lançada nacionalmente. O primeiro tema foi: “Igreja em Renovação” e o lema “Lembre-se: Você também é Igreja”.

Quarta-feira de Cinzas – Este é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a efemeridade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre marca a testa dos fieis com cinzas. Para os católicos é dia de jejum e abstinência de carne.

Missa da Quarta-feira de Cinzas e
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2011
Local:
Convento São Félix de Cantalice
(Rua José Rodrigues, 160 – Pina – Recife)
Dia: 09 de março de 2011
Horário: 16h

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *