Como nos organizamos?

Como nos organizamos?
Clique aqui para saber

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa celebra 60 anos de ordenação presbiteral e entrega Pálio a 40 arcebispos



O papa Bento XVI preside, na quarta-feira, 29, na Basílica Vaticana, às 9h30 (hora local), a festa de São Pedro e São Paulo. A celebração comemora também os 60 anos de ordenação presbiteral do papa. Durante a missa, Bento XVI fará a imposição do Pálio a 40 arcebispos metropolitanos, entre os quais sete brasileiros: os arcebispos de Salvador (BA), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães; os arcebispos das recém-criadas arquidioceses gaúchas de Pelotas, dom Jacinto Bergmann; de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, e de Passo Fundo, dom Pedro Ercílio Simon; e os arcebispos eleitos de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, e de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.

O Pálio é uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda. É uma insígnia litúrgica de “honra e jurisdição”, símbolo do laço particular que une os arcebispos metropolitanos ao Sucessor de Pedro. A lã usada para confeccionar o Pálio é extraída de dois cordeiros brancos bentos pelo papa em 21 de janeiro, dia de Santa Inês. Esta tradição tem suas raízes no martírio de Santa Inês, adolescente romana, martirizada durante a perseguição de Décio ou de Diocleciano, entre os Séculos III e IV. Com apenas doze anos, Inês não renegou Jesus e, por isso, teve a garganta cortada com uma espada do modo como se matavam os cordeiros.


Em comunhão eclesial com o santo padre, o papa Bento XVI, que estará celebrando o jubileu de diamante sacerdotal (60 anos), a Arquidiocese de Olinda e Recife convida todos os sacerdotes, religiosos (as) e o povo de Deus para participar, hoje, quarta-feira, 29, às 15h, de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Hora Santa será realizada na Catedral da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.


5 comentários:

  1. Olá, adorei sua visita.
    Tereza a tempo sou sua seguidora rsrs.
    Logo que comecei com a catequese em agosto de 2010 conheço seu cantinho e passo por aqui para buscar apoio para meus encontros.
    Sou catequista de PRÉ e procuro sempre estar em busca de entendimento para passar as crianças.
    Foi um enorme prazer ter vc no meu cantinho.
    Que Deus te abençõe hj e sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Santo Padre, pelos 60 anos de serviço à Igreja e fidelidade à Deus, em cada palavra sua, em cada ação, notamos CLARAMENTE, que vem sendo conduzido pelo Divino Espírito Santo!
    Lindo blog, obrigado pela visita!
    Cátia

    ResponderExcluir
  3. Tenemos gustos algo parecidos Tereza, estuve apunto de escoger la foto del Santo Padre que has eleguido tú.
    Recemos para que Benedicto XVI sea impregnado del Santo Espiritu y soporte todas las tribulaciones y los ataques a nuestra iglesia.
    Un abrazo en Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos rezar sempre pelo Papa e por todos os padres.

    ResponderExcluir