Partes da Missa

MISSA

RITOS INICIAIS (1aparte)
(em pé)
No inicio da celebração Eucarística costuma-se realizar uma procissão de entrada com um canto inicial.Podemos dizer que a procissão de entrada começa ao sairmos de casa e nos deslocamos para a Igreja,o que deve ser considerado uma grande alegria.
O padre beija o altar,para venerar a Cristo.O altar representa Jesus Cristo.

SINAL DA CRUZ

É o sinal do cristão,o sinal de nossa salvação.Lembra-nos os principais mistérios de nossa fé:unidade e trindade de Deus e Encarnação,Paixão,Morte e Ressurreição de NSJC.
Sempre que vamos iniciar qualquer trabalho,devemos fazer o sinal da cruz:Quando estivermos com medo,antes de comer,etc...

SAUDAÇÃO E ATO PENINTENCIAL

A assembléia é convidada a colocar-se diante de Deus Santo com humildade e confiança, reconhecendo os próprios pecados e pedindo perdão na certeza que será perdoado.

HINO DE LOUVOR

É uma oração com a qual a Igreja louva, adora, bendiz e glorifica as três pessoas da Santíssima Trindade, um só Deus.

LITURGIA DA PALAVRA (2aparte)

É um momento muito importante dentro da celebração.É preciso muita atenção porque Deus nos fala e Ele tem algo para nos dizer. É preciso abrir os ouvidos, a mente e o coração para acolher esta Palavra.
Destaque especial merece a proclamação do evangelho.Ele é aclamado e ouvido em pé, numa atitude de respeito.Segue-se a homilia.Ela nos ajuda a compreender e viver a Palavra de Deus. É preciso acompanha ela atentamente.

CREDO E ORAÇÃO DOS FIÉIS

Credo é a profissão de fé do cristão.Na oração dos fieis a assembléia pede pela Igreja, pelo mundo e, por si e sua família e por outras necessidades intenções (Pedir às crianças para fazerem seus pedidos e dizer;rezemos ao senhor.)
LITURGIA EUCARÍSTICA (SACRAMENTAL) (3aparte)

OFERTÓRIO
Ofertamos o pão e o vinho, que são a matéria do sacrifício eucarístico, “frutos da terra, da videira e do trabalho humano”(Liturgia do Ofertório) são apresentados a Deus.
Com eles, oferecemos nós mesmos a Deus com tudo aquilo que é nossa vida: dores, alegrias, tristezas, trabalhos, vida, morte, etc.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA
Na oração eucarística, o padre, em nome de todos, invoca a vinda do Espírito Santo sobre o pão e o vinho. A comunidade reforça o pedido, cantando: “Mandei vosso Espírito Santo!”
Tomando como exemplo a Oração Eucarística III, podemos observar essa outra invocação: “concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito”.Todos cantam: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito”.É a consagração da comunidade que vai comungar.Esse momento nos revela que a eucaristia tem uma finalidade primeira: ser alimento transformador da Igreja, para que se torne o próprio corpo de Cristo presente no mundo.
Santo Agostinho nos ensina: “você quer compreender o que é o corpo de Cristo? Escute o que diz o apostolo dos fiéis: ‘Vocês são o corpo de Cristo e cada um é membro desse corpo’(1Cor 12,27). Se vocês são o corpo de Cristo e seus membros, então é o próprio símbolo de vocês que repousa sobre a mesa do Senhor. É o símbolo de vocês mesmos que recebem. Vocês respondem ‘amém’ àquilo que vocês são, e essa resposta marca a adesão de vocês. Você ouve: ‘Corpo de Cristo‘ e responde: ‘amém’. Seja um membro do corpo de Cristo, para que o seu ‘amém’ seja verdadeiro”.
Podemos concluir que o Espírito Santo nos transforma, quando comungamos, naquele que comungamos, naquele que comungamos, para vivermos como Jesus e continuarmos hoje a sua missão.
Ação de graças

Momento de agradecimento, adoração, louvor, petição, união com Deus.Por meio de Eucaristia, Deus está dentro de nós.
Homenagem á MARIA.
RITOS FINAIS (4a parte)

Após a comunhão, temos os ritos finais de Missa, com a benção final e a despedida.Todos partem em missão, levando Deus ao mundo.
Quem participa bem da Missa, cresce espiritualmente porque se alimenta de Deus.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *