Ministérios

MINISTRO DA EUCARISTIA
O que é?
Ministros Extraordinários da sagrada comunhão (Eucaristia), é um ministério que se realiza na igreja por pessoas que apresentadas pela comunidade e aprovada pelo pároco recebem um mandato do bispo diocesano para exercerem o ministério por um tempo determinado, podendo ser renovado conforme critério do pároco. Precisam sentir conforme os discípulos de Emaús o ardor da missão que lhes é confiada (Lc 24, 13-35).
Por que?
Esse ministério foi criado após o concílio Vaticano II, para servir ao sacerdote e ao altar, durante a celebração eucarística e ao ministro da palavra, na distribuição da sagrada comunhão eucarística aos fieis. Levar comunhão aos enfermos, cuidar com zelo dos vasos sagrados, das alfaias e de tudo o que se refere a sagrada Eucaristia.
Objetivo
Sendo a Eucaristia fonte e cume da vida e da missão da igreja, o ministro através do seu testemunho deve transmitir a todos o valor imensurável da presença de Jesus Eucarístico no meio de nós. Fica conosco, Senhor! Este foi o pedido dos discípulos de Emaús e deve ser também o nosso.
Para quem?
Para todos aqueles que acreditam na Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade em todas as circunstâncias da vida (Doc. 187 - João Paulo II).
Quando?
Sempre. Pois o ser humano está sedento do pão da palavra e da Eucaristia. A Eucaristia não é apenas expressão de comunhão na vida da igreja, ela também é projeto de solidariedade para a humanidade (Doc. 187 - João Paulo II).
Onde?
Servir com zelo apostólico nas missas, celebrações, adoração ao Santíssimo, visita aos enfermos, destacando também celebrações eucarísticas como: 5ª feira santa, Vigília Pascal, Solenidade de Corpus Christi.
Como?
A Eucaristia vivida e refletida a partir do mundo dos pobres e excluídos, torna-se o grande desafio para os cristãos.
Quem pode ser Agente?
Todos que se sentirem chamados. Porém terá que seguir alguns critérios conforme resolução do Sínodo Diocesano, ex: que participe de curso de formação específico com base bíblico litúrgico e dos documentos da CNBB. Tenham o desejo e a possibilidade de crescer na fé e estejam dispostos a participar de reuniões, encontros de formação paroquial, regional e diocesano. É essencial que o ministro da eucaristia tenha uma espiritualidade forte e profunda com a leitura diária da sagrada escritura e cultive uma união espiritual com Maria Santíssima, entre outros.

MINISTRO DA PALAVRA
O que é?
É ser mensageiro da paz e da correção fraterna, sem faltar com a humildade, a ética, a moral e os bons princípios da educação e da lealdade.
Objetivo
a) Anunciar o Evangelho,
b) Celebrar o culto a Deus,
c) Servir a comunidade cristã e a sociedade.
Para quem?
Para todos os que buscam a pão da palavra.
Quando?
Na ausência do sacerdote, nos seus imprevistos e necessidades, onde for chamado, falando em nome da Igreja.
Onde?
Nas comunidades eclesiais de base.
Como?
a) Com orientação do sacerdote,
b) Formação específica em profunda comunhão com toda Igreja.
Quem pode ser Agente?
É o cristão leigo, perseverante no testemunho e na vida cristã em constante busca da santidade unindo fé e vida.

Do site: http://www.catolicapoa.com.br/index.php

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *