Novena de Natal - 1º dia


Oração para todos os dias

Senhor, o Teu Natal se aproxima. Depositamos diante de tua manjedoura todos os nossos sonhos... todas as nossas lágrimas e esperanças que estão contidas em nossos corações.

Pedimos, Senhor Jesus, por aqueles que choram... sem ter quem lhes enxugue uma lágrima. Por aqueles que gemem, sem ter quem escute o seu clamor. Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao certo onde Te encontrar. Para tantos que gritam - paz!! - quando nada mais podem gritar. Abençoa Jesus Menino cada pessoa, colocando no Seu Coração um pouco de Luz Eterna, que Vieste acender na noite escura de nossa fé. Menino Jesus, é o (...) dia da Novena. Acolha o Nosso pedido

(Diga agora o presente que você vai pedir a Jesus)

Senhor, queremos que nosso lar seja um aconchego necessário para Seu nascimento entre nós. Por isso Te pedimos que neste período e nesta Novena possamos nos preparar para assumir Contigo a missão salvífica na Terra. Menino Jesus, faça brilhar sobre nós a Estrela-Guia. Que possamos enxergar essa Luz que nos conduz à gruta de Belém.

Maria Santíssima, invocamos o Teu nome e Tua Intercessão. Nos aproxime de Seu Filho Amado. Ensina-nos a serví-Lo, anunciá-Lo e amá-Lo. Pedimos também a Intercessão de São José, para que estejamos a serviço de Deus para gerar Deus no Mundo. Menino Jesus acolha nossos pedidos nessa Novena em preparação ao Teu Santo Natal.

Amém.

1ª Dia

Dirigente: Irmãos e irmãs, com alegria iniciamos o primeiro dia de nossa novena de Natal. Nesses nove encontros queremos fazer um caminho que nos ajude a conhecer Jesus mais de perto para podermos, juntos, celebrar melhor o seu Natal. Advento é tempo de espera de Jesus, que vem habitar no meio de nós. Buscaremos nos preparar para celebrar o seu nascimento, sabendo de antemão que Ele já vai se fazendo presente no meio de nós à medida que nos abrimos ao seu amor e nos comprometemos em amar e respeitar nossos irmãos e irmãs.

Todos: Obrigado, Senhor, pela vida de todos os que participam desta novena. Iluminai todas as nossas famílias para que, no amor e na solidariedade, vivamos o verdadeiro Natal.

Leitura bíblia (Jo 3:16- 21)

Reflexão: Advento é tempo de preparação para acolher Jesus, que vem a nós no Natal. Queremos atender ao apelo de João Batista, o precursor de Jesus, que diz: Preparem o caminho do Senhor (Mc 1,3). Ele vem ao mundo como luz para iluminar todos os que se abrem à sua graça. A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz. Infelizmente, muitas pessoas, ainda hoje, não acolhem a Boa-Nova e se fecham em si mesmas, preferindo as trevas à luz. Esse fechamento, fruto do egoísmo, gera uma série de conseqüências negativas. Advento é tempo de conversão. Converter-se é mudar de vida, é passar das trevas à luz. De fato, a primeira epístola de São João afirma: quem diz que está na luz mas odeia seu irmão continua em trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não tropeça. Quem odeia seu irmão está em trevas e não sabe aonde vai, pois a escuridão lhe cega os olhos. (1Jo 2,9-11). Somente o caminho do amor, do perdão e da solidariedade, proposto por Jesus, nos leva à verdadeira vida. Deus não envia seu filho Jesus para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Ele quer salvar e dar vida a cada um de nós. Jesus não vem para condenar, mas para salvar porque Ele é amor.

PRECES (faça o seu pedido)

1. Nas nossas famílias.

T: Vem Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!

2. Nas pessoas que sentem solidão.

T: Vem, Senhor Jesus,m vem derramar o seu amor!

3. Nos sofredores, vitimas das injustiças.

T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!

4. Nos que esperam libertação.

T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!

5. Nas pessoas que perdem o sentido da vida.

T: Vem, Senhor Jesus, vem derramar o seu amor!

Oração: Ó Pai, que enviastes vosso Filho único não para condenar, mas para salvar o mundo por amor, abri o nosso coração, para que possamos acolher o dom da sua presença. Que este caminho, rumo ao Natal, seja um tempo de conversão, de abertura à vossa Palavra e de reconciliação com os nossos irmãos e irmãs de caminhada. Por Cristo, nosso Senhor.

Amém.

Fonte: site do padre Reginaldo Manzotti

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *