A Pesca desafiadora da Catequese


Bruno Luã da Silva Galvão

Qual o direcionamento exato para lançar a rede que fisgue novos catequistas que assumam a sua vocação até então não percebida? E que...como também se responsabilizem no compromisso de batizados sendo agentes evangelizadores na missão da Igreja?

Que pescaria árdua e desafiadora para a Igreja, e de modo mais particular a catequese!

Mas, tal questionamento seria uma inquietação primordial para nossa reflexão, já que há uma gigantesca escassez de catequistas em nossas paróquias de diversas realidades sociais, ora encarada nos grandes centros urbanos, ora nas periferias.

Mas, como encarar a realidade de poucos catequistas para um imenso mar de catequizandos que encontram na Igreja um suporte de orientações e esclarecimentos que os ajudam a crescer espiritualmente em sua fé?

Primeiramente, o alvo eficaz para essa solução seria a juventude que, com sua juvenilidade, seu poder criativo, sua dinamicidade – características da catequese renovada - despertaria e facilitaria o entendimento dos mistérios da fé para nossas crianças.

Aqui esclareço que defendo uma catequese direcionada pela juventude. Não implica dizer que estou desvalorizando ou menosprezado os catequistas adultos. Mas apresento os desafios existentes, pois os catequistas jovens serão amanhã os catequistas adultos.

Trazer os jovens para a caminhada de vida pastoral, em época que a sociedade entrelaçada com seu pós-modernismo possui um vasto leque de opções disponíveis aos jovens, oferecendo-lhes elementos para o consumo de satisfações passageiras desenfreadas e exacerbadas, requer firme mobilização de toda a Igreja e esforços dos pastores, a ajudarem esses jovens a perceberem e enxergar a realidade os quais estão inseridos, para que não percam o sentido de viver.

Ora, a sociedade constantemente lança redes de instrumentos para atraírem os jovens, transformando-os em ímpios dependentes e prisioneiros. Os modernos celulares, computadores, carros, ritmos de festas diversos, sites de relacionamentos, entre outros, são alguns de milhares meios que a sociedade encontra para fisgar jovens para o “seu” mundo, estabelecendo assim uma sociedade individualista. Como também dificultando a imersão da juventude na Igreja, que está dopado pelas ferramentas da pós-modernidade.

Parece o que foi dito, seja um amontoado de “palavreado” corriqueiro. Na verdade, retrata a pura realidade e que é preciso ter um olhar especial. E neste entrelaçado de coisas onde fica a catequese? Em meio à desafiante pesca por catequistas jovens incumbidos de evangelizar crianças e conduzi-las para uma missão na Igreja, compete a cada um de nós despertarmos neles a sua vocação de servir a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por último, é do nosso conhecimento o processo que se dar uma pescaria. Redes e coragem são bons sinais que se transformam em abundância. Sejamos cada um de nós agente de pastoral esta rede em meio à juventude, para torná-los catequistas. Mencionamos acima os desafios, mas tenhamos a certeza: Resgatar jovens para a Igreja será desafiador, mas não difícil!

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *