Coroação de Nossa Senhora

Coroação de N. Sra
(Feita após a acolhida da Missa)

1) Preparar uma mesa forrada com tecidos bonitos, colocada lateralmente ao altar principal. (Uma toalha de cetim azul com tule por cima, com flores pregadas à esmo, por exemplo).
O comentarista fará uma breve explicação do porque N. Sra ser considerada Rainha.

2) Entrarão os anjos que se colocarão ao redor do altar, depois de passearem por toda a Igreja. Canto: Tem anjos voando neste lugar". Não entram só pelo corredor central. Uns entram pelo centro, outros pelas laterais, outros vem da sacristia.... (Cantar a música uma vez só. Quando estiver acabando a música, os anjos param de passear e já vão se encaminhando para o altar. Se posicionam ao redor da mesa e pegam os cestinhos de pétalas que estarão posicionados aos pés da mesa.)

3) Canto: "Quem é essa que avança como a aurora" - (81)
Entra uma das crianças maiores com N. Sra. No altar, apresenta-a ao povo e a coloca sobre a mesa.
Entra outra criança das maiores com um terço pequeno, aberto em suas mãos. Apresenta-o ao povo e o coloca em volta do pescoço de N. Sra.
Entra a terceira criança das maiores com a coroa sobre uma almofadinha. Sobe ao altar e vai diretamente para trás da imagem.

4) Entram todas as crianças da catequese, pelo corredor central, sob um manto azul que simboliza que consagramos as crianças à proteção do manto da mãezinha. (O comentarista sinaliza essa simbologia). Conforme elas vão sentando nos bancos, vão deixando o manto no chão. As duas últimas crianças, pegam nas pontas do pano e o levam até a frente dos bancos.
De novo o comentarista esclarece que a posição do manto significa que a proteção da mãe continua para sempre.

5) São lidas pelas crianças algumas quadrinhas em homenagem a Nossa Senhora.

6) Coroação: Durante o canto "Perfeito é quem te criou" (945), a criança que está com a coroa vai colocá-la sobre a cabeça de N. Sra lentamente. Dois anjos bem pequeninos terão recebido dois sininhos com os quais farão bastante barulho assim que a coroa seja colocada.
Os anjos começarão a jogar pétalas de flores sobre a imagem ao mesmo tempo em que as crianças que estão nos bancos estouram as bexigas que receberam assim que foram se sentando nos bancos. (Acionar as mães que gostam de participar para ficarem a postos ao lado dos bancos reservados para a Catequese. Assim que a coroa for posta na cabeça da imagem, elas comandam as crianças para que estourem as bexigas).
Ao término da música da coroação, as crianças que estão no altar se encaminham para seus lugares e a Missa segue seu curso normal.

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *