texto teatral

Pentecostes
de Emílio Carlos

NARRADOR – Olá crianças! Hoje nós vamos falar sobre Pentecostes, que acontece 50 dias depois da ressurreição de Jesus.
Na semana passada nós vimos que Jesus subiu ao céu. Foi a Ascensão de Jesus. Ele disse assim aos seus Apóstolos:

JESUS – (entra) Quando vier o Espírito da Verdade ele os levará à verdade. Então vocês falarão tudo que tiverem ouvido de Mim. (sai)

NARRADOR – Então antes da Ascensão de Jesus Ele anunciou a vinda do Espírito Santo. Depois subiu ao Céu e os discípulos ficaram aqui. Mas eles ainda tinham medo de sair para pregar a Palavra. Tinham medo do que os judeus poderiam lhes fazer.

(Entram os Apóstolos e Nossa Senhora e se sentam, como que em volta de uma mesa).

NARRADOR – Então no dia da festa de Pentecostes os Apóstolos estavam reunidos com Nossa Senhora. De repente um vento forte entrou pela casa e línguas de fogo pousaram sobre cada um deles.

(Crianças seguram o desenho de uma chama por sobre a cabeça dos Apóstolos e de Nossa Senhora)

NARRADOR – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e saíram pra pregar.

(Todos se levantam e saem)

NARRADOR – Haviam muitos estrangeiros em Jerusalém nesse dia, que falavam várias línguas diferentes. Mas os Apóstolos falavam sobre Jesus e os estrangeiros entendiam perfeitamente o que eles falavam.


NARRADOR - E desde esse dia os Apóstolos não tiveram mais medo de pregar os ensinamentos de Jesus. O Espírito Santo lhes deu força para cumprir essa missão: ir pelo mundo espalhando a Palavra por todos os lugares.
(Música = início)
Que o Espírito Santo encha nossos corações com fervor e sabedoria hoje para que possamos levar os ensinamentos de Jesus a todos os nossos amigos, irmãos e familiares. Que possamos levar a Palavra a todos que precisam dela. E que o Espírito Santo nos dê o dom de sermos entendidos e habite sempre em nosso coração.

(A música continua – de preferência sobre o Espírito Santo. Pode ser uma oração cantada. Enquanto isso os atores da peça distribuem uma lembrança a todos: uma “chama” de cartolina ou papel cartão com a frase: Vinde Espírito Santo!)

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *