O Ano Litúrgico


O ano civil tem 365 dias. Começa no dia 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro. O Ano Litúrgico é diferente. Ele começa no primeiro domingo do Advento (quatro domingos antes do Natal) e termina com a festa de Cristo Rei, último domingo antes do Advento.
Isso acontece porque a liturgia é marcada pelo Domingo, dia da semana em que Cristo ressuscitou. Por esse motivo, o domingo é tido com o principal dia de festa, e de todos eles o mais importante é o de Páscoa, ressurreição do Senhor. O calendário civil é marcado pelo movimento da Terra. O calendário litúrgico é marcado pela história da salvação.
Contudo, o calendário litúrgico se serve dos meses do calendário civil para associar determinados dias do mês a algumas solenidades e festas do Senhor, outras solenidades, festas e memórias da Mãe de Deus e dos Santos.
Durante o ano litúrgico, a Igreja tem leituras bíblicas apropriadas para cada celebração, só dos santos chegam a 161 comemorações, destas apenas 10 têm leituras próprias. São 15 solenidades e 25 festas com leituras obrigatórias, 64 comemorações necessárias e 94 comemorações facultativas com leituras opcionais. O calendário apresenta também 44 leituras referentes à ressurreição de Jesus Cristo, além de diversas leituras para os Santos, Doutores da Igreja, Mártires, Virgens, Pastores e Nossa Senhora.
O ano litúrgico é dividido em tempos, conforme o tema que é celebrado, mesmo que o fato principal da celebração seja sempre o mistério de Cristo.
Os cinco tempos litúrgicos são:
1) Advento;
2) Natal;
2) Quaresma;
4) Páscoa;
5) Comum;
Conforme o tempo, os paramentos do sacerdote têm uma cor que simboliza o sentido de cada aspecto celebrado.
Advento: É o tempo do ano litúrgico que vem antes do Natal. Significa “chegada” ou “está chegando”. É uma preparação para a festa do Natal. Começa quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. A cor dos paramentos do sacerdote ou do diácono no tempo do Advento é roxa, porque é um tempo de preparação em que os fiéis se propõem a mudar de vida, para acolher Jesus que nasce. Uma exceção é a cor usada no terceiro domingo, chamado Gaudete: nesse dia a cor é rosa.
Natal
: Festa do nascimento de Jesus, celebrada no dia 25 de dezembro. O tempo do Natal vai do dia 25 de dezembro até duas semanas depois, com a festa de Maria, Mãe de Deus, no dia primeiro do ano, e a Epifania do Senhor, chamada de dia de Reis, no domingo mais próximo ao dia 06 de janeiro. A cor dos paramentos é o branco,símbolo da alegria.
Quaresma: Tempo que dura quarenta dias e vai desde a quarta-feira de cinzas até o sábado na véspera do Domingo de Ramos. A cor dos paramentos é roxa, sinal de penitência e humildade. A penitência da Quaresma deve ajudar a conversão, que se faz pela prática da oração, jejum e esmola. No quarto domingo da Quaresma os paramentos podem ser de cor rosa, antecipando a alegria da ressurreição. Durante a Quaresma não se reza ou canta o Glória nem o Aleluia.
Páscoa: Festa da ressurreição de Cristo. É a Eucaristia mais solene do ano litúrgico, sinal de vida nova, depois da conversão acontecida na Quaresma. É o tempo litúrgico que começa com a vigília Pascal e se estende até o domingo de Pentecostes. Durante o tempo litúrgico da Páscoa, os paramentos devem ser da cor branca e o círio pascal deve ser mantido junto ao altar.
Tempo Comum: É o tempo mais longo do ano litúrgico. São 33 ou 34 semanas em que não se celebra nenhum aspecto especial do mistério de Cristo, como no Natal ou na Páscoa. O Tempo Comum distribui-se por dois momentos distintos do ano: o que fica entre a Epifania e a Quaresma e o que percorre o longo período de Pentecostes ao Advento. Durante o Tempo Comum a cor litúrgica é o verde.
Do site: http://paulinos.org.br/novo/blog/?p=70

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *